Já está funcionando serviço de doações on-line para políticos

Calma é no Japão.

De acordo com o site G1, faltando um mês para as eleições japonesas, os eleitores já podem fazer doações políticas on-line, por um novo serviço lançado pela Rakuten Inc., maior empresa varejista de internet do Japão, informou o porta-voz da companhia, Hirotoshi Kato, nesta terça-feira (28).

Inicialmente, 73 políticos – entre defensores da situação e da oposição – se inscreveram para o serviço chamado “Love Japan”, que começou esta semana, de olho nas eleições de 30 de agosto, disse o porta-voz.

Serviço já está disponível no Japão há um mês

Serviço já está disponível no Japão há um mês

De acordo com as leis japonesas, os políticos podem aceitar doações de indivíduos, mas não de empresas, que só podem doar para os partidos políticos, em suas seções locais ou em fundos políticos especialmente designados para esse fim.

Nos últimos escândalos de financiamento de campanha ocorridos no país, empresas fizeram uma série de doações ilegais para os políticos.

Entre as irregularidades, as empresas chegaram a inflar os salários de seus empregados com o intuito de que esses funcionários repassassem o valor excedente aos políticos como doações individuais.

Muitos acreditam que, nos Estados Unidos, as doações on-line podem ter ajudado a levar o presidente Barack Obama à Casa Branca.

E o governo japonês recebeu bem o novo serviço, acreditando que o “Love Japan” poderá trazer um grande avanço no incentivo a doações individuais no país, segundo informou o porta-voz Takeo Kawamura.

Um comentário sobre “Já está funcionando serviço de doações on-line para políticos

  1. Pingback: Extra Ensino: As 100 melhores e as piores Instituições de Ensino Superior do Brasil relacionadas pelo ENADE « W and D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s