Saiba como consertar sua rede

Problemas com rede e Internet podem ser traiçoeiros e tomar tempo, especialmente se seu Provedor de Serviço de Internet (ISP) é propenso a interrupções na rede. Leia nossas dicas a seguir para descobrir alguns reparos rápidos de rede que você mesmo pode tentar.

Se você não consegue encontrar seus computadores em uma rede local

Existem muitas razões para que você não consiga ver um certo PC em sua rede, mas verificar seu firewall, suas opções de compartilhamento, e suas configurações de grupo de trabalho é um bom começo.

Redes mistas com Macs e PCs, ou computadores rodando versões diferentes do Windows (ou de distribuições Linux), têm suas próprias dificuldades – recursos como o Home Groups do Windows 7, por exemplo, tornam a integração entre computadores com o Windows 7 muito mais fácil, mas não são tão simples de lidar quando você também usa outros sistemas operacionais.

Se nenhum dos seus computadores consegue acessar a Internet

Desligue seu modem e seu roteador, e então os ligue novamente. Se isso não funcionar, tente plugar seu PC diretamente ao modem via ethernet. Se funcionar, você tem um problema com sua rede sem-fios.

Veja o próximo tópico.

Se não funcionar, provavelmente sua conexão caiu e você deve ligar para o suporte técnico do seu provedor. Se ainda assim não resolver, você pode ter um problema em seu roteador. Consulte o site do fabricante em busca de soluções, e aproveite para dar uma olhada na lista de postos de assistência técnica mais próximos.

Se apenas alguns computadores da sua rede conseguem acessar a Internet

Significa que você está lidando com um problema em sua rede, e sua conexão ao provedor está funcionando bem. Em primeiro lugar, abra a linha de comando (Clique no menu Iniciar, digite cmd na caixa de texto no rodapé do menu e pressione Enter); digite ipconfig /renew. Isso irá dizer ao seu PC para obter um novo endereço de IP, um passo que pode acabar com vários problemas de rede.

Se isso não funcionar, tente verificar as configurações de rede em cada um dos seus computadores acessando Painel de Controle, Rede e Internet, Central de Rede e Compartilhamento, Alterar as configurações do adaptador e abrindo o painel equivalente ao seu dispositivo de rede (Conexão Local para redes com fio, ou Conexão de Rede sem Fio para Wi-Fi, geralmente) que você está tentando usar. Clique em Detalhes.

A partir daí, você deve encontrar pistas sobre o que pode estar acontecendo.

Se estiver escrito “Não” ao lado de “DHCP Ativado”, então seu computador está tentando usar um endereço de IP fixo, com máscara de subrede, e servidor DNS (Domain Name Server) configurados manualmente para se conectar à sua rede.

Mas normalmente a maioria das redes residenciais utiliza DHCP para designar automaticamente endereços para novos computadores na rede, então tudo que você tem a fazer é se plugar (ou conectar via Wi-Fi), e pronto. Para que isto funcione, feche a janela Detalhes e clique em Propriedades; clique em Protocolo TCP/IP Versão 4, e então em Propriedades. Depois, apenas desmarque a opção “Usar o seguinte endereço IP” e “Usar os seguintes endereços do servidor DNS” para, respectivamente, “Obter um endereço de IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.

Se o seu endereço IP começar com “169.254”, significa que seu computador está tentando usar o DHCP para obter automaticamente um endereço de IP e endereço do servidor DNS para aquela rede. No entanto, um endereço de IP iniciado com esses dois números pode significar que o servidor DHCP (tipicamente o roteador, em pequenas redes residenciais) não está funcionando, ou que o serviço DHCP não está habilitado, e você mesmo vai ter de digitar manualmente o endereço de IP, a máscara de subrede, e as informações do servidor DNS.

Para fazer isso, você pode acessar a janela Conexões de Rede, clique com o botão direito na interface da rede que você está tentando usar, e selecione Propriedades. A partir daí, você deve selecionar Protocolo TCP/IP Versão 4; clicar em Propriedades, e marcar as opções “Usar o endereço de IP a seguir” e “Usar os endereços de servidor DNS a seguir” para que eles entrem.

Você provavelmente vai precisar pegar estes endereços com quem configurou sua rede residencial; a maioria delas utiliza DHCP para reduzir a dificuldade na configuração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s