12 comentários sobre “Roubaram meu notebook! E agora? A solução é simples

  1. Pingback: Problemas com baterias de notebook viciados, saiba como resolver | Web And Design
  2. Acho inviável pois o ladrão formata ou troca o HD, até porque ele, o ladrão, não vai conseguir entrar com a senha de acesso ao sistema operacional.

  3. Tah blz,

    Imaginemos os seguintes fatos:

    1- O notebook possui perfiz configurados com usuário e senha, podente este equipamento estar ou nao dentro de um dominio, com contas padroes desativadas como administrador e convidado;

    2- Nas mãos de um ladrão sem conhecimento, não conseguirá quebrar a senha de qualquer usuário para que então acesse o Sistema Operacional e faça uso do equipamento. Não acessará a internet para que o aplicativo capte os dados e armazene na núvem;

    3- Mesmo que o ladrão tenha conhecimento para quebrar a senha, ou o receptador, se o Sistema Operacional for Windows 7 ou superior, desconheço ferramenta que quebre a senha. Com isso retorno ao mesmo ponto do item 2;

    Dessa forma eu pergunto:

    1- Como posso eu recuperar o meu equipamento roubado se pra mim saber algo a respeito dele, preciso que o mesmo acesse a internet?

    2- Como posso eu recuperar o meu equipamento achado se para que a pessoa que o achar saber algo sobre mim, precisará acessar no mínimo, o Sistema Operacional e quem sabe, a internet?

    3- E se qualquer pessoa que o achar o formatar? Como posso eu recuperar esse equipamento se os softwares utilizados para monitoração são instalados e armazenados no Hard Disc (ao invés ROM, Flash, etc) que no caso de formatação se torna volátil?

    Finalizando…

    Do meu ponto de vista, notebook roubado é irrecuperável!

    O Iphone se não formatado, sendo este 3gs e acima, pode ser encontrado desde que não formatado e esteja ligado, fora isso, sem chances!

  4. Cara, vc tem razão em vários pontos, mas pensa muito negativamente, esta solução pode ou não ajudar, se ajudar melhor, caso contrário, perde-se o aparelho e pronto.
    O intuito da matéria foi de ajudar !
    Um abraço,

  5. Cara vc vai me desculpa mas eu nao penso negativamente, estou sendo realista.
    Eu sei que a materia informar e ajudar, porem esse tipo de coisa nao funciona, convenhamos!
    Carro monitorado por satélite, nem sempre eh encontrado pq tem bloqueadores de sinal e frequencia, quem dirá um note por software que soh funciona logado no sistema e com acesso a internet.

  6. Patrick e Carlos.

    Ambos tem razão.

    É uma ideia, que poderia ser muito útil se aprimorada.

    Ex.: Transformar o software em firmware e deixa-lo instalado na Placa-mãe como a BIOS por exemplo!

    Isso já resolveria o problema da formatação, não interessando o Sistema Operacional ele seria localizado no momento em que se conecta-se a Internet.

    Mas ele pode não se conectar a Internet!

    Realmente ele poderia não acessar a Internet, hoje ou amanha, mas mais cedo ou mais tarde ele se conectaria a Internet e assim ele seria localizado, ou a pessoa que comprou o mesmo do ladrão.

    Mas tornaria o proprietário de qualquer notebook um alvo fácil de ser encontrado por sequestradores por exemplo.

    E que utilizar tal serviço assim como um GPS deverá pagar por esse serviço o que não seria muito barato, e deveria ter a opção de desabilitar quando quisesse.

    Assumindo a responsabilidade se o aparelho fosse roubado.

    E ai o que acham?

    Resolvemos o problema?

    Basta então propor a alguém que tenha um conhecimento em programação rasteira assim chamada a que trabalha direto com o hardware, tipo quem desenvolve sistemas operacionais.

    E solicitar a eles que desenvolvam um firmware que consiga ser rastreado pela Internet assim que conectado.

    E vender a ideia.

    Só não esqueçam de nos dar uma %…

  7. Rs realmente a idéia êh boa, porém no mundo capitalista como o de hoje não vingaria.

    As empresas fabricantes de Hardware e as fabricantes de Notebooks perderiam muito dinheiro. Pensa comigo: O que dah mais grana? O cara que perdeu o note mas foi encontrado e não precisa comprar outro ou o cara que perdeu o note e não foi encontrado e precisa comprar outro?

    Mesmo que os fabricantes de hardware ganhem X de comissão por disponibilizarem recursos para que terceiras possam rastrear o equipamento por satélite, não vai dar o mesmo rendimento que a venda do note novo, mesmo pq o lucro êh todo de quem esta vendendo principalmente das empresas que fabricam todos os componente como a Intel.

    Mesmo havendo algo armazenado na bios o cara experiente teria duas formas de remover tal segurança ou recurso que permita o rastreamento: regravando a bios com epron ou com software.

    Eu acredito que ainda não resolveria… Posso estar enganado rs

  8. Prezado Patrick,

    A solução é simples, é só deixar um usuário local (sem privilégios administrativos), com um nome de login chamativo (Jogos, Internet, etc, por exemplo)

    Abraços

    Alexandre

  9. Pingback: Extra dicas de Tecnologia: Aprenda a compre sua tela para notebook com segurança « W and D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s