12 comentários sobre “Roubaram meu notebook! E agora? A solução é simples

  1. Pingback: Problemas com baterias de notebook viciados, saiba como resolver | Web And Design
  2. Acho inviável pois o ladrão formata ou troca o HD, até porque ele, o ladrão, não vai conseguir entrar com a senha de acesso ao sistema operacional.

    Curtir

  3. Tah blz,

    Imaginemos os seguintes fatos:

    1- O notebook possui perfiz configurados com usuário e senha, podente este equipamento estar ou nao dentro de um dominio, com contas padroes desativadas como administrador e convidado;

    2- Nas mãos de um ladrão sem conhecimento, não conseguirá quebrar a senha de qualquer usuário para que então acesse o Sistema Operacional e faça uso do equipamento. Não acessará a internet para que o aplicativo capte os dados e armazene na núvem;

    3- Mesmo que o ladrão tenha conhecimento para quebrar a senha, ou o receptador, se o Sistema Operacional for Windows 7 ou superior, desconheço ferramenta que quebre a senha. Com isso retorno ao mesmo ponto do item 2;

    Dessa forma eu pergunto:

    1- Como posso eu recuperar o meu equipamento roubado se pra mim saber algo a respeito dele, preciso que o mesmo acesse a internet?

    2- Como posso eu recuperar o meu equipamento achado se para que a pessoa que o achar saber algo sobre mim, precisará acessar no mínimo, o Sistema Operacional e quem sabe, a internet?

    3- E se qualquer pessoa que o achar o formatar? Como posso eu recuperar esse equipamento se os softwares utilizados para monitoração são instalados e armazenados no Hard Disc (ao invés ROM, Flash, etc) que no caso de formatação se torna volátil?

    Finalizando…

    Do meu ponto de vista, notebook roubado é irrecuperável!

    O Iphone se não formatado, sendo este 3gs e acima, pode ser encontrado desde que não formatado e esteja ligado, fora isso, sem chances!

    Curtir

  4. Cara, vc tem razão em vários pontos, mas pensa muito negativamente, esta solução pode ou não ajudar, se ajudar melhor, caso contrário, perde-se o aparelho e pronto.
    O intuito da matéria foi de ajudar !
    Um abraço,

    Curtir

  5. Cara vc vai me desculpa mas eu nao penso negativamente, estou sendo realista.
    Eu sei que a materia informar e ajudar, porem esse tipo de coisa nao funciona, convenhamos!
    Carro monitorado por satélite, nem sempre eh encontrado pq tem bloqueadores de sinal e frequencia, quem dirá um note por software que soh funciona logado no sistema e com acesso a internet.

    Curtir

  6. Patrick e Carlos.

    Ambos tem razão.

    É uma ideia, que poderia ser muito útil se aprimorada.

    Ex.: Transformar o software em firmware e deixa-lo instalado na Placa-mãe como a BIOS por exemplo!

    Isso já resolveria o problema da formatação, não interessando o Sistema Operacional ele seria localizado no momento em que se conecta-se a Internet.

    Mas ele pode não se conectar a Internet!

    Realmente ele poderia não acessar a Internet, hoje ou amanha, mas mais cedo ou mais tarde ele se conectaria a Internet e assim ele seria localizado, ou a pessoa que comprou o mesmo do ladrão.

    Mas tornaria o proprietário de qualquer notebook um alvo fácil de ser encontrado por sequestradores por exemplo.

    E que utilizar tal serviço assim como um GPS deverá pagar por esse serviço o que não seria muito barato, e deveria ter a opção de desabilitar quando quisesse.

    Assumindo a responsabilidade se o aparelho fosse roubado.

    E ai o que acham?

    Resolvemos o problema?

    Basta então propor a alguém que tenha um conhecimento em programação rasteira assim chamada a que trabalha direto com o hardware, tipo quem desenvolve sistemas operacionais.

    E solicitar a eles que desenvolvam um firmware que consiga ser rastreado pela Internet assim que conectado.

    E vender a ideia.

    Só não esqueçam de nos dar uma %…

    Curtir

  7. Rs realmente a idéia êh boa, porém no mundo capitalista como o de hoje não vingaria.

    As empresas fabricantes de Hardware e as fabricantes de Notebooks perderiam muito dinheiro. Pensa comigo: O que dah mais grana? O cara que perdeu o note mas foi encontrado e não precisa comprar outro ou o cara que perdeu o note e não foi encontrado e precisa comprar outro?

    Mesmo que os fabricantes de hardware ganhem X de comissão por disponibilizarem recursos para que terceiras possam rastrear o equipamento por satélite, não vai dar o mesmo rendimento que a venda do note novo, mesmo pq o lucro êh todo de quem esta vendendo principalmente das empresas que fabricam todos os componente como a Intel.

    Mesmo havendo algo armazenado na bios o cara experiente teria duas formas de remover tal segurança ou recurso que permita o rastreamento: regravando a bios com epron ou com software.

    Eu acredito que ainda não resolveria… Posso estar enganado rs

    Curtir

  8. Prezado Patrick,

    A solução é simples, é só deixar um usuário local (sem privilégios administrativos), com um nome de login chamativo (Jogos, Internet, etc, por exemplo)

    Abraços

    Alexandre

    Curtir

  9. Pingback: Extra dicas de Tecnologia: Aprenda a compre sua tela para notebook com segurança « W and D

Deixe um comentário

