15 mil indicações de emprego via Rede Social

A busca por trabalho pela Internet é uma prática cada vez mais comum.

Os próprios departamentos de RH das empresas se utilizam das redes sociais para procurar possíveis candidatos. Se a indicação nas redes é um fato, o destaque fica por conta do Indica (http://www.indica.com.br), um portal e rede social totalmente criado para indicação de candidatos onde quem indica alguém pode receber uma recompensa.

A indicação sempre foi valorizada pelos gestores de Recursos Humanos, que veem nesta prática uma forma de acelerar o processo de contratação.

Com o portal cria-se um novo jeito de participação dos profissionais na hora de indicar seus colegas: a premiação.

Quando a pessoa que indica envia a oferta de vaga por e-mail a um colega, ela é acompanhada de um link único que o identifica como ‘indicador’.

Redes Sociais

Redes Sociais

Caso o interessado na vaga receba mais de uma sugestão para a mesma vaga, fica valendo aquela na qual o profissional clicou no link e efetuou sua candidatura.

O indicador recebe uma premiação que pode chegar até R$ 2.500,00, dependendo do cargo em questão.

Este valor é convertido em vales-virtuais do Submarino.

“Quem indica merece ser recompensado por disponibilizar seu networking ao mercado, e foi pensando nisso que surgiu a ideia de criar o site”, conta Dan Turkieniez, diretor executivo do portal que foi idealizado pela Allis S.A., empresa especializada no desenvolvimento de soluções inteligentes para a gestão de pessoas, para tornar mais fácil, rápido e rentável o processo de seleção de profissionais.

O novo modelo de networking já gerou mais de 15 mil indicações.

“O profissional que é indicado por intermédio de nosso portal acaba tendo destaque porque alguém já está indicando que ele tem o perfil desejado para aquela vaga. Isso faz com que se pule algumas fases básicas e se acelere o processo de seleção”, explica Turkieniez.

A tecnologia utilizada para tornar o Indica viável do ponto de vista de funcionamento e gestão das indicações foi criada pela Dedalus, desenvolvedora nacional de aplicações personalizadas de software e web e provedora de consultoria e outsourcing de TI, que projetou uma plataforma baseada na Web 2.0 para que o serviço pudesse funcionar eficientemente.

“Escolhemos a Dedalus porque a proposta foi muito consistente, como uma parceria em longo prazo e isso chamou atenção”, declara o executivo da Allis.

O gerente de projetos da Dedalus, Luiz Perciani, explica que o sistema foi projetado para mapear e cruzar as informações cadastradas com base nos requisitos apontados pelas empresas que buscam um profissional, detalhando o perfil da vaga.

Perciani explica também que com esta metodologia o cliente obtém a percepção da evolução completa do portal.

“O cliente não precisa esperar para visualizar uma nova funcionalidade, pois quase que semanalmente novas funcionalidades são implementadas, homologadas e publicadas em produção”, destaca.

“Podemos dizer que o projeto foi divido em três fases: consultoria sistêmica – com duração de um mês; desenvolvimento do portal (dois meses); e manutenção evolutiva e corretiva, e projetos pontuais, que compõem a fase onde estamos atualmente”, conclui o gerente de projetos da Dedalus.

Outra Rede Social criada especialmente para indicações de emprego é o Linkedin.

Posts relacionados:

4 táticas para conseguir qualquer emprego

Dicas para tornar o Linkedin mais eficiente

LinkedIn aumenta recursos em sua rede com integração ao Twitter

LinkedIn: O QI que faltava para o sucesso em sua carreira

4 comentários sobre “15 mil indicações de emprego via Rede Social

  1. Pingback: Dicas de redes sociais para B2B “Redes sociais – Twitter, Facebook, Orkut e Blog Corporativo” | Web And Design
  2. Pingback: Os 10 segredos derradeiros sobre como conseguir seguidores no Twitter | Web And Design
  3. Pingback: LinkedInd bate MySpace e já é 2º nos EUA | Web And Design
  4. Pingback: LinkedIn: você já aprendeu a usar essa rede em tirar seus benefícios? | W and D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s