Tutotial de Photoshop Avançado: Escrevendo seu nome na areia

 

PREPARAÇÃO E PRIMEIROS PASSOS

Crie a praia e depois o texto

01 Camada da areia

Crie uma tela RGB em formato retrato com 2835x3425px e adicione sand start.jpg como nova camada, rotacionando a imagem 90º no sentido anti-horário. Amplie até preencher a tela. Duplique a camada, altere o modo para Multiply e a opacidade para 53%. A seguir, pressione Ctrl/Cmd + E para mesclar e dê à camada resultante o nome de Areia original.

02 Verão do amor

Adicione seu texto em uma pasta de grupo chamada Texto; para ter mais flexibilidade, crie cada palavra em uma camada independente. Escolha uma fonte elegante e que pareça feita à mão – a nossa é a Scriptina a 117pt. Depois, use seu discernimento para reduzir oticamente o kerning (espaço) entre pares de caracteres usando os deslizantes apropriados.

03 Coração

Agora vamos criar a forma do coração. Faça um “k” minúsculo e rotacione a -45º (1). A seguir, escolha Layer > Rasterize Type e use uma borracha pequena e dura para remover algumas partes, criando uma forma de meio coração (2). Duplique a camada, escolha Flip Horizontal e, segurando Shift, arraste para a esquerda para completar a forma. Por fim, apague as partes que se sobrepuserem, mescle a camada superior e posicione no centro (3).

CANAIS PERSONALIZADOS E FILTROS

Prepare os canais para usar com o filtro Lighting Effects

04 Dimensão

Copie a pasta e dê Ctrl/Cmd + E. Chame a cópia de Texto mesclado e desabilite a visibilidade da pasta Texto. Para engrossar o texto, segure Ctrl/Cmd e clique na miniatura da nova camada para criar uma seleção, expanda em 6px e preencha com preto. Vá a Edit > Transform > Perspectivepara adicionar alguma dimensão.

05 Novo canal

Carregue a camada Text Merged como seleção e passe à aba Channels. Clique no ícone Create New Channel na parte de baixo da paleta, pressione Shift + F5 e preencha com 50% cinza. Contraia a seleção em 9px e preencha com branco. Remova a seleção e aplique um Gaussian Blur de 4px.

06 Afunde

No canal composto RGB superior, pressione Layers e desabilite a visibilidade em Text Merged. Copie Areia Original e chame a cópia de Areia interno. Em Filter > Render > Lighting FX escolha Light Type Directional; Negative 28 (amostra # f4edd1); Gloss -34; Material -43 (amostra branca); Exposure 0; Ambience 8; Texture Ch Alpha 1; Height 100. Arraste os pontos de direção da luz como mostrado, salve e chame de areia.


DICA

Clonagens a valer
Ao usar a ferramenta Clone (como no passo 1 para remover a concha), é bom trabalhar em uma camada independente sobre o original. Para que isso funcione, escolha Current & Below do menu de cortina, na barra de opções. Qualquer clonagem dos pixels originais será não destrutiva e os erros podem ser corrigidos facilmente.
Use um pincel médio duro para preservar a granulosidade da areia.

07 Adicione uma máscara

Pegue a ferramenta Magic Wand, desmarque Contiguous, passe para a aba Channels e selecione Aloha 1. Clique para selecionar todas as áreas pretas, ative o canal composto e passe à aba Layers. Selecione a camada Sand Inner e escolha Layer > Layer Mask > Hide Selection.

08 Borda grosseira

Carregue o pincel Sand.abr e ajuste o diâmetro para 50px, opacidade para 100% e fluxo para 78%. Escolha #2d2d2d como cor de primeiro plano. Segure Ctrl/Cmd e clique na camada Text Merged para gerar uma seleção e adicionar um novo canal. Passe para a aba Tabs e selecione Make Work Path. Selecione o novo canal e, de volta à aba Paths, escolha Stroke Path.

09 Refine o efeito

Selecione branco como cor de primeiro plano e trace novamente o demarcador, mas use um pincel de 25px. A seguir, pinte diretamente no canal usando #2d2d2d e depois branco para adicionar grãos de areia ao acaso. Aplique, então, um Gaussian Blurde 3px.

REFINE O EFEITO

Criaturas marinhas e espuma

10 Erga as bordas

Duplique a camada Areia Original novamente e renomeie como Areia Externo. Reaplique o efeito de iluminação, mas escolha Alpha 2 no menu Texture e marque o botão White Is High. Depois, reduza a opacidade da camada a 90%para suavizar um pouco o efeito.

11 Enfatize a granulosidade

Vamos intensificar os grãos de areia. Duplique a camada Areia Original outra vez, chamando-a de Areia Lighten. Pressione Ctrl/ Cmd + Opt/Alt + F para abrir a última janela Filter, mas escolha o canal Green no menu Texture. A seguir, mude o modo para Lighten e reduza a opacidade para 50%.

12 Vamos a la playa

Se quiser adicionar a concha e a estrela do mar, vá a http://www.sxc.hu e baixe os arquivos 1093266 e 1259868. Isole a concha com a ferramenta Pen e adicione como uma nova camada. Transforme e posicione, aplique um estilo de camada Drop Shadow suave e use Angle para seguir a direção estabelecida da luz. Repita com a estrela do mar, mas ajuste Distance apropriadamente. Use as ferramentas Dodge e Burnpara adicionar luz e sombra às duas criaturas.

DICA
Que se faça a luz

O filtro Lighting Effects é uma ferramenta valiosa para criar efeitos convincentes de dimensão. Ele usa as informações de escala de cinza mais ou menos como um mapa de elevações de um aplicativo 3D e dá um passo além da pseudoiluminação dos estilos de camada.
Apenas arranhamos a superfície de suas possibilidades, por isso sugerimos que você tome um tempo para se familiarizar com os outros recursos, como a aplicação de luzes adicionais ou criar iluminação omnidirecional (como a de uma lâmpada) ou um spot de luz dramática.

13 Maré alta

Importe o arquivo water.jpg como uma nova camada no alto da pilha. Dê Ctrl/Cmd + T para redimensionar e pressione Ctrl (clique direito) para acessar as transformações Skew, Rotate, Distort e Perspective conforme necessário. Adicione uma máscara e cuidadosamente remova a areia usando um pincel macio pequeno na borda da espuma e um pincel maior sobre as áreas maiores.

14 Clareie

Para concluir, vamos iluminar um pouco a imagem inteira. Adicione um ajuste de Levels no alto da pilha de camadas e reduza ligeiramente o deslizante Input dos meios-tons para 1.15.
Reduza a opacidade do ajuste para 65%.
Delete a pasta Texto e as camadas Texto Mesclado e pronto.

Anúncios

2 comentários sobre “Tutotial de Photoshop Avançado: Escrevendo seu nome na areia

  1. Pingback: Coloque aquele seu amigo bebum literalmente dentro da garrafa utilizando photoshop « W and D
  2. Pingback: Photodemon seu Photoshop sem instalar | W O D Consultoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s