Você quer? Saber se estão usando sua Wireless? Quais os gargalos de sua Banda? Recuperar senhas da Wireless? Localizar dispositivos Bluetooth.

Aqui vão alguns softwares que podem fazer isso para você sem maiores problemas.

 WiFi Manager 5.6:

O WiFi Manager é um programa para gerenciamento centralizado e de segurança de conexões Wireless (sem fio).

Este software potencializa a segurança de LANS monitorando continuamente a rede e o ambiente, podendo detectar quase todas as ameaças a conexões sem fio. Você também pode configurar pontos de acesso com poucos cliques.

Ou seja, com o WiFi Manager, você terá controle completo sobre seus aparelhos sem fio.

 BitMeter OS

A primeira seção, “Monitor”, mostra em tempo real o tráfego de dados recebidos e enviados pelo seu computador. Você pode visualizar a taxa de download e upload ao mesmo tempo, ou separadamente, habilitando as opções “Show Download” e “Show Upload”. Clicando em “Up” ou “Down”, você aumenta ou diminui a escala de medida, podendo chegar até a casa dos terabytes:

Dados monitorados pelo BitMeter OS

Na aba “History”, você tem o histórico de atividades, divido por minutos, horas ou dias. Assim você pode perceber em quais horários ou dias da semana você tem o maior tráfego. Existe também a possibilidade de exportar esses dados para um arquivo do tipo CSV, possibilitando que o usuário trabalhe com esses números no Excel, por exemplo:

Histórico de uso

Em “Summary” você encontra um resumo do uso da largura de banda: quanto foi transferido e recebido durante o dia, o mês ou o ano desde que o software foi habilitado (“Since”). Já em “Query”, o usuário pode fazer consultas sobre a atividade do host durante certo período de tempo, indicando a data de início e de conclusão da pesquisa.

NetLimiter

Para cada aplicativo que é executado no PC, um novo processo é criado, e cada um deles recebe um número, chamado PID, que os identifica e diferencia dos outros.

Existem também os processos do próprio sistema, que são iniciados de maneira automática, mas isto já é outro assunto.

NetLimiter possui uma interface bem simples, porém muito funcional. É possível visualizar diversas opções e ferramentas em janelas separadas, dando maior liberdade ao usuário.

Além disso, as principais opções do aplicativo são facilmente acessadas, já que estão dispostas nos diversos botões presentes na tela do programa.

Para que seu computador fique protegido contra as pragas que andam soltas pelas Internet, o NetLimiter conta também com um excelente programa firewall, que pode ser ativado ou desativado a qualquer momento.

Regras e limitações

Na tela principal do programa é mostrada uma lista com todos os processos que estão ativos no momento, e que, de alguma maneira, estão utilizando a conexão com a Internet.

Para limitar a banda para os processos, basta marcar a opção “Limit” presente ao lado de cada item da lista e aguardar até que a alteração seja feita.

Limitar transferência da dados é muito simples.

É possível limitar banda apenas para entrada ou saída de dados. Marcando a opção “Limit” presente na coluna “Incoming” você limita os dados de entrada, enquanto que a opção “Limit” na coluna “Outgoing” limita os dados de saída.

Além disso, também é possível criar as famosas regras do firewall, as quais liberam ou bloqueiam o acesso de programas e endereços IP ao seu computador.

A maneira mais simples de fazer isto, é clicando na em “Options” e escolher a opção “Rule editor”. Em seguida é só preencher os dados solicitados e clicar em “Add new”.

Criação de regras.

Visualizando tráfego da rede

O NetLimiter também permite a visualização, através de um gráfico, do tráfego da rede. Para ter acesso a este gráfico, basta escolher a opção “Traffic chart” presente em “Options”.

Assim você fica de olho em tudo o que está rolando na rede e pode limitar o uso da Internet para cada programa individualmente.

BluetoothView

BluetoothView é um programa minúsculo com uma função muito simples: ele detecta todos os dispositivos com Bluetooth ativado que entrarem em seu raio de alcance, informando o seu nome, endereço, tipo, horário da primeira e da última vez em que foi detectado e muito mais.

Este aplicativo funciona a partir da bandeja do relógio do Windows e é extremamente simples de ser interpretado.

Vantagens

Segundo o site dos desenvolvedores, as vantagens para quem utiliza este programa é poder saber quando se aproximam ou se afastam vizinhos e familiares que possuem este tipo de conexão em seus aparelhos celulares.

O programa emite um aviso sempre que um novo dispositivo é detectado, o que permitirá a você saber quem está se aproximando, mesmo antes de vê-los.

Ou seja, é mais privacidade para você usar o seu computador.

 WirelessKeyView

WirelessKeyView é um sistema que recupera todas as senhas de rede Wireless WEP/WPA que foram armazenadas no seu computador pelo serviço Wireless Zero Configuration — que faz uma busca por novas redes, conectando-se à que tiver melhor sinal — no Windows XP.

Já para os usuários do Windows Vista, o programa recuperam as senhas armazenadas pelo serviço WLAN AutoConfig.

Desta maneira, você pode salvar todas as senhas que o programa recuperou nos formatos texto, HTML, XML, ou ainda se preferir, copiar somente uma senha e enviá-la para a sua área de trabalho.

WirelessKeyView não requer nenhuma instalação ou arquivos DLL adicionais.

Assim que você executar o arquivo, na janela do programa aparece uma lista com todas as senhas WEP/WPA armazenadas.

4 comentários sobre “Você quer? Saber se estão usando sua Wireless? Quais os gargalos de sua Banda? Recuperar senhas da Wireless? Localizar dispositivos Bluetooth.

  1. Pingback: Rede WI-FI – 11 dicas fundamentais para melhorar a sua. « W and D
  2. Pingback: Wi-Gig: Conexão Wireless a 7 Gbps já é possível graças a PANASONIC « W and D
  3. Pingback: Especial de Aniversário I: Bateria de Notebook HP já pode durar até 32 hs « W and D
  4. Pingback: Como trocar memória RAM e HD de um Notebook. « W and D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s