Você sabe quais são os novos recursos do Linkedin e como utiliza-los corretamente

O site CIO fez uma reportagem excelente sobre como tirar bons proveitos do seu Linkedin, confira.

Já que 80% das pessoas supostamente não sabem como usar corretamente o LinkedIn, esta pode ser uma resolução de Ano Novo.

Com mais de 800 milhões de usuários no mundo, ela não é apenas um lugar onde encontrar um emprego. “É também uma ferramenta para ajudar a construir sua rede de relacionamento profissional, bem como uma maneira de encontrar oportunidades de negócio para qualquer trabalho que você esteja fazendo atualmente”, diz Eve Mayer Orsburn, autor do livro “The Social Media Business Equation” e CEO da Social Media Delivered.

Na opinião de Orsburn o uso correto do Linkedin é uma boa maneira de encontrar as pessoas que querem fazer negócios com você e conectá-los virtualmente quando você não pode ter tido a chance de conhecê-las pessoalmente.”

Aqui estão cinco dicas de dois especialistas no LinkedIn para ajudá-lo a usar melhor a rede em 2012.

1. Concentre-se em seu perfil

Um erro comum a usuários do LinkedIn é não ter um foco claro no seu perfil, diz Lewis Howes, autor do LinkedWorking: Generating Success on Linkedin. Para garantir o seu perfil tenha um impacto máximo sobre os outros, você precisa detalhar quem você é como profissional na seção “Resumo”.

Para fazer isso, Howes recomenda rever o seu perfil, certificando-se de que os seguintes itens estejam incluídos no seu resumo: quem você é como profissional, quem você pode ajudar e como você pode ajudá-los.

Outro erro comum no perfil: não concluí-lo totalmente.

“Isso é uma mensagem ruim para qualquer um que busque informações para uma potencial parceria ou emprego”, diz Orsburn. “Se você não completa o seu próprio perfil, que outras coisas você deixa de terminar? Aproveite o tempo para preencher o maior número de campos como puder, e sempre inclua uma foto.

2. Mantenha o seu perfil permanentemente atualizado

Não é só porque você não está à procura de um emprego que o seu perfil do LinkedIn deve ficar abandonado. Manter o seu perfil atualizado, diz Howes, é essencial para manter uma marca pessoal, bem como mais alto o potencial para novas oportunidades de negócios.

“Se alguém quer propor algum negócio, provavelmente vai fazer alguma pesquisa sobre você na web”, diz Howes. “É importante que você mantenha seu perfil atualizado, acrescentando novas recomendações e aplicações avançadas.”

Howes também recomenda especial atenção para as palavras-chave que você usa em seu perfil. Elas ajudam a ter uma classificação melhor em buscas nas suas áreas de especialização.

3. Inclua a área de notícias “Linkedin Today” na sua rotina

No ano passado, o LinkedIn lançou um novo produto chamado “LinkedIn Today”, um serviço de notícias sociais que agrega as principais manchetes e notícias relacionadas ao seu setor e com base no conteúdo que você  compartilha com seus contatos. É um dos recursos no qual você deve prestar mais atenção em 2012.

Você pode ter acesso ao “LinkedIn Today” a partir da opção Notícias no menu superior do LinkedIn, ou visitando www.linkedin.com/today.

Ele pode ser uma ferramenta valiosa também para promover o seu conteúdo, se você tiver um blog. Howes recomenda adicionar o botão “Share” do Linkedin em seu blog para aumentar as chances de ser apresentado no LinkedIn Today.

4. Seja reconhecido como um perito usando bem o “Respostas”

Uma das características mais valiosas e subutilizadas no LinkedIn é a seção “Respostas”, diz Howes.

Esta parte do site funciona como um fórum onde os usuários podem propor questões, consultar e pedir opiniões.

“Assim, muitos usuários estão fazendo perguntas sobre seus pontos mais dolorosos de sua carreira ou negócios”, diz ele. “Se você é um especialista em um assunto, então você deve responder o que puder, com o objetivo de conquistar relevância”, diz ele.

Ser mais ativo na seção “Respostas” é também uma boa maneira de contatar outras pessoas que estão interessadas nos mesmos temas que você, diz Orsburn. Se você está procurando um emprego na indústria de TI, por exemplo, pesquisar através de perguntas marcadas com a categoria pode levá-lo a encontrar alguma que o ajude a mostrar suas habilidades e conhecimentos nessa área.

5. Faça novas conexões em 2012

Quanto mais pessoas de qualidade que você tiver entre os seus contatos, mais oportunidades terá. Este ano, foque no crescimento de sua rede e conecte-se a novas pessoas, diz Howes. Mas tenha cuidado ao solicitar novas conexões. Privilegie a qualidade, não a quantidade.

Orsburn recomenda gastar 10 minutos por dia no LinkedIn para ver onde seus esforços podem levá-lo.

“Comece participando de grupos e discussões, e encontrando novas conexões para fazer”, diz ela. “A recompensa pode vir na forma de melhores negócios em 2012.”

Um comentário sobre “Você sabe quais são os novos recursos do Linkedin e como utiliza-los corretamente

  1. Pingback: LinkedIn: O QI que faltava para o sucesso em sua carreira | W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s