SOPA e PIPA tiram do ar Google, Wikipedia, Amazon, Facebook, Youtube e mais 10 mil

Parece piada , mas uma sopa tirou do ar por 24 hs alguns o dos maiores sites existentes no mundo.

Mas o que é essa SOPA:  (Stop Online Piracy Act, ou Lei para Parar com a Pirataria Online) Pipa (Protect Intellectual Property Act), no Senado.

De acordo com o site TERRA, mais de 10 mil sites se somaram nesta quarta-feira a um protesto virtual contra uma lei do Congresso dos Estados Unidos que procura combater a pirataria online.

A queixa, organizada através da página http://www.sopastrike.com e que começou pouco após a meia-noite, conta com a participação de empresas como Google, Wikipedia, Reddit, WordPress e Mozilla, segundo os ativistas.

A iniciativa, que inclui o “blecaute” ou a desativação de alguns sites durante 24 horas, é um projeto da organização sem fins lucrativos Fight for the Future, que procura impedir os já citados projetos de lei.

As propostas opõem produtores de conteúdo – como emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas pela pirataria – às empresas de tecnologia do Vale do Silício, que alegam que os projetos ferem a liberdade inerente à internet e dão excessivo poder para quem quiser tirar websites de circulação.

Penas para pirataria
Os projetos, que tentam combater especialmente a proliferação de cópias piratas de filmes e programas de TV e outras formas de pirataria de conteúdo midiático em servidores internacionais, propõem penas de até cinco anos de cadeia para pessoas que sejam condenadas por compartilhar material pirateado dez ou mais vezes ao longo de seis meses. As propostas também preveem punições para sites acusados de “permitir ou facilitar” a pirataria. Estes podem ser fechados e banidos de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes, em nível internacional.

Em tese, um site pode ser fechado, a pedido do governo dos EUA ou de geradores de conteúdo, apenas por manter laços com algum outro site suspeito de pirataria. Além disso, o Sopa, se aprovado, também exigiria que ferramentas de busca removessem os sites acusados de pirataria de seus resultados.

Em entrevista à BBC, o cofundador da Wikipédia, Jimmy Wales, disse que defende a proteção de direitos autorais na web, mas se opõe aos projetos de lei porque eles “são mal escritos e ferem a liberdade de expressão”. O site em inglês da enciclopédia dizia, na manhã desta quarta: “O Congresso dos EUA está analisando leis que poderiam prejudicar a internet livre e aberta de forma fatal. Por 24 horas, para conscientizar (o público) a respeito, vamos bloquear a Wikipedia”.

Também em entrevista à BBC, Michael O’Leary, da Associação Cinematográfica dos EUA – um dos organismos defensores da lei -, disse que o “apagão” chama a atenção da mídia, mas “não enfrenta o problema de fundo”. “As leis não tornam os sites ilegais, apenas focam os que estão roubando o produto (como filmes e seriados) fruto do trabalho de cidadãos americanos”, defendeu. “Todos os que são parte da internet têm um papel em torná-la segura.”

“Jogos políticos”
Analistas dizem que o “apagão” desta quarta é o primeiro grande teste das empresas do Vale do Silício em uma batalha contra uma indústria muito mais organizada, a de mídia e entretenimento. Para o New York Times, a amplitude do protesto desta quarta marca uma “maturidade política” de um setor – o de internet – que é “relativamente novo e desorganizado e que em geral se manteve distante de lobbies e outros jogos políticos de Washington”.

“Pela primeira vez, está claro que a legislação pode ter um impacto direto na habilidade da indústria (de internet) em funcionar”, disse ao jornal nova-iorquino a diretora-gerente da organização New York Tech Meetup, Jessica Lawrence.

“Foi um chamado de alerta.” Ao mesmo tempo, o senador Patrick J. Leahy, democrata e autor de projetos de proteção de direitos autorais na web, acusou os opositores do Pipa e do Sopa de tentarem “criar (clima de) medo” ao realizar o “apagão digital”. “Proteger criminosos internacionais (em referência aos piratas de conteúdo) em vez de proteger os direitos autorais americanaos é irresponsável e custará empregos”, afirmou em comunicado.

Possível veto
A Casa Branca, por sua vez, criticou a lei em debate e deu indicativos de que, se elas forem aprovadas, podem ser vetadas pelo presidente Barack Obama. “Ao mesmo tempo em que acreditamos que a pirataria online por sites internacionais é um problema sério que requer uma resposta legislativa séria, não apoiaremos leis que reduzam a liberdade de expressão, aumentem o risco cibernético e limitem a dinâmica e inovadora internet global”, diz o comunicado do governo americano.

Ainda assim, a Wikipédia disse que os administradores de seu site em inglês decidiram organizar seu primeiro protesto público contra os projetos, alegando que eles seriam “devastadores para a web livre e aberta”. “O Sopa e o Pipa são indicativos de um problema maior. Ao redor do mundo, vemos a criação de leis que, destinadas à combater a pirataria online e regular a internet em outras formas, (acabam) ferindo as liberdades online”, disseram os organizadores da enciclopédia.

O serviço de microblogging Twitter se absteve de participar do “apagão” desta quarta-feira. Questionado a respeito, o executivo-chefe da rede social disse que “fechar um negócio global em reação a uma iniciativa política nacional é uma tolice”.

E você o que opina?

Deixe seu comentário.

10 comentários sobre “SOPA e PIPA tiram do ar Google, Wikipedia, Amazon, Facebook, Youtube e mais 10 mil

  1. Eu acho que isso ai é uma putaria, com tanta violencia, corrupção, fome, trafico e várias BOAS leis para serem aprovadas, esses filhos da P%utas se importam em tirar toda pirataria, spam e etc da internet ? a, vá a merda

  2. Eu acho que isso ai é uma putaria, com tanta violência, corrupção, fome, trafico e várias BOAS leis para serem aprovadas, esses filhos da P%utas se importam em tirar toda pirataria, spam e etc da internet ? a, vá a merda

  3. Pingback: Fim dos Downloads de filmes, Megaupload fora do ar, FBI que mandou e hackers revidam tirando site da Universal do ar « W and D
  4. Olha nem sei o que dizer meu fórum e Blogger tem material, com direitos autorais, mas, como não vendo, troco ou tenho qualquer tipo de Publicidade neles, absolutamente ganho algo com e através desse material a não ser o prazer de divulgar ainda mais o Trabalho artístico de um dos maiores ícones do Rock Pop. Sendo assim, uma Lei que não consegue separar Joio de Trigo, não demonstra seriedade, e desta maneira, deve ser combatida, por todos que usam de alguma forma a Internet, porque dá a perceber uma forma violenta de censura da pior espécie, que caracteriza-se também por uma invasão de privacidade além de outras coisas.

    Que absolutamente não agrega ninguém à sua Luta, ao contrário só distancia-se mais de seu objetivo que é angariar simpatizante a sua causa, que é justa, mas que esta sendo trabalhada de forma errada, não é tratando Cidadãos como bandidos que vão conseguir controlar a Pirataria ou ainda alguma coisa positiva, logo os inocentes vão ser punidos, e os grandes responsáveis pela venda e exploração desses Materiais com direitos autorais, continuarão fazendo-o livre leves e serelepes, e que descaradamente ganham dinheiro e Lucram enormes quantias, com isso e não pagam os royaltys devidos, estes é que deveriam estar na mira dessas sanções, acabaremos voltando para uma Internet que será só para alguns, porque o que atrai o pessoal além de Informação Educacional, são exatamente os Sites de Jogos, Filmes e Comunidades de Fãs dos diversos Artistas que em sua maioria são dos EUA, sem Fãs, sem créditos, quem Eles acham que fazem a Internet bom bar, que são a maioria, os que tem a oportunidade de sair em Cruzeiros sem data para voltar ou aqueles que tem compromissos Profissionais diários e que simultâneamente divertem-se criando seus Espaços On-line para homenagear seus Artistas preferidos, sejam eles Cantores, Atores da TV e do Cinema ou Documentários, então não se iludam se fizerem uma Lei burra, além de cega, que me parece cega tanto quanto aqueles que às criaram, que demonstraram serem tremendamente tacanhos e não saberem dar um uso adequado à um Conjunto de palavras, mostrando além do que sua total falta de conhecimento sobre o significado de cada uma delas, ou não às teriam colocado numa mesma frase, não é!!!

    1. Não gosto nada, nada de ter minha vida privada invadida por pessoas que nem deveriam estar ali, isso é mesmo muito estranho, me lembra da história de Hitler, o Nazista que queria um mundo ariano, KKK, entidades separatistas e violentas, Ditadura Militar, África do Sul e a Luta pelo Apartheid , Movimentos históricos que causaram grandes dores naqueles que os vivenciaram, e ao que tudo indica estarmos indo de encontro a algo com essa cara, obviamente, já diz o Provérbio: “Cuidado com aquilo que desejas”, o que recebes pode não ser o que esperas, principalmente quando é às Custas da Liberdade Física, ou de Expressão de outros.
    2. O autoritarismo nunca foi solução para nada, não srá agora que vai sê-lo…

  5. Pingback: Megaupload com novo nome? O que é o megabox.com? Grupo Universal estaria por traz do FBI no fim do Megaupload? « W and D
  6. Pingback: 6º da Tecnologia: O que é Anonymous? E por que eles utilizam aquela mascara? « W and D
  7. Pingback: Especial Hackers: D-Link e Intelbras anunciam correção urgente de falhas que permitem acesso irrestrito a alguns modems « W and D
  8. Pingback: Especial Hacker: Ser Hacker é ser ético? Qual diferença entre hacker e cracker? « W and D
  9. Pingback: Extra tecnologia: Megaupload saiu do ar mas deixou 57 substitutos de peso « W and D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s