O que é LPI? Como e por que se certificar? Principais duvidas

O Linux Professional Institute – LPI – é uma organização sem fins lucrativos, sediada na California – USA e constituída em 1999 pela comunidade Linux e desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.

Certificar-se é uma forma de atestar conhecimentos profissionais, ou seja, validar a eficiência de alguém em determinado assunto.

A principal vantagem da LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente de distribuição.

O LPI é reconhecido como a primeira organização do mundo a defender e ajudar o uso profissional do Linux, Open Source e Free Software através de certificação profissional. Os exames de certificação do LPI são aplicados em milhares de lugares no mundo, em vários idiomas e com o apoio de empresários, fabricantes e instrutores.

Visite o site do LPI Mundial e saiba mais.

Quando surgir “aquela” oportunidade de emprego para trabalhar com Linux como você vai provar para o profissional de recursos humanos que está te entrevistando (e não conhece nada de linux) tudo o que você conhece sobre Linux?

Você acha que ele contrataria para dirigir o carro do diretor um excelente motorista sem carteira de habilitação?

A certificação é algo muito comum entre os profissionais de informática. É uma das maneiras que os fabricantes de hardware e software encontraram para medir o quanto um profissional conhece de determinado assunto. A certificação profissional é muito usada pela área de recursos humanos das empresas na escolha de profissionais em processos seletivos.

Fazendo uma analogia, ser certificado em uma tecnologia é o equivalente a obter uma carteira de motorista: você tem o conhecimento aprovado e comprovado por uma instituição que atesta que você tem as aptidões necessárias para dirigir. A certificação profissional é uma forma rápida e de custo acessível para um profissional se formar ou mesmo se reciclar e valorizar o seu currículo.

  • Ao certificar-se, o profissional tem condições de obter melhores salários e melhores oportunidades no mercado de trabalho.
  • Há falta de profissionais Linux no mercado de trabalho, pois o Linux cresce em uma grande velocidade.
  • A certificação LPI é reconhecida mundialmente como garantia do conhecimento de um profissional em Linux.
  • Ela é independente de distribuição: as provas do LPI são baseadas no LSB – Linux Standard Base.
  • O LPI estabeleceu-se como uma organização internacional sem fins lucrativos, em 1999, pela comunidade Linux, e desde então, desenvolve de forma acessível a todos um programa de certificação reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.
  • “A experiência é insubstituível, mas como o mercado está cada vez mais exigente, um cerificado pode ser decisivo na escolha de um talento”. Leia o artigo completo, “Prática certificada”, escrito por Bruno Gomes Pessanha para a revista Linux Magazine.
  • Qual a distribuição Linux cobrada nos exames?
    O programa de Certificação LPI (LPIC) é elaborado para certificar a competência de profissionais de TI usando um sistema operacional Linux e suas ferramentas relacionadas. É desenvolvido para ser de distribuição neutra, seguindo o padrão Linux Standard Base e outros padrões e convenções importantes. Apesar disso, as questões sobre gerenciamento de pacotes são sobre DPKG (Debian) e RPM (RedHat).Qual o idioma das provas?
    As provas em papel (PBT – Paper Based Tests) de número 101, 102, 201 e 202 estão disponíveis em português. Já as provas 301 em diante apenas em inglês até o presente momento. Para as provas eletrônicas (CBT – Computer Based Tests), apenas as de número 101 e 102 estão disponíveis em português. As demais provas somente em inglês.Qual a forma de pagamento?
    À vista por depósito, transferência bancária ou cartão de crédito. Caso o candidato deseje fazer 2 provas, a 4Linux consegue parcelar em 2x no cartão de crédito.Qual o preço de cada prova?
    Com exceção da prova LPI 301, todas as demais provas PBT aplicadas pela 4Linux custam R$ 272,00. A prova LPI 301 custa R$ 442,00Qual o tempo de resposta do resultado?
    O resultado da prova em papel (PBT – Paper Based Tests) é enviado por e-mail pelo LPI Mundial. São dois e-mails (previamente cadastrado quando da obtenção de seu LPI ID): um informando se o candidato foi ou não aprovado e outro com a sua pontuação. O tempo de entrega da nota é de 2 a 4 semanas.

    O resultado das provas eletrônicas (CBT – Computer Based Tests) é obtido no momento em que o aluno finaliza o exame nos terminais dos centros de testes internacionais Thomson Prometric ou VUE. O aluno recebe o resultado impresso no momento em que finaliza a prova e também um e-mail, como na prova em papel.

    Qual a pontuação mínima para passar?
    A pontuação do exame é entre 200 e 800. A pontuação para aprovação é 500. No entanto, o número de questões corretas necessárias para atingir uma pontuação de 500 varia com a dificuldade geral do exame específico que é tomada e ao peso de cada assunto.

    O que são esses pesos colocados nos tópicos das provas?
    Representam quantas questões sobre o tópico serão cobradas no exame. Como exemplo temos:

    Tópico 105: Shells, Scripting e Gerenciamento de Dados
    105,1 Personalizar e usar o ambiente shell
    Peso – 4
    Descrição – Os candidatos devem ser capazes de personalizar ambientes shell para atender às necessidades dos usuários. Os candidatos devem ser capazes de modificar os perfis globais e do usuário.

    Desta forma teremos 4 questões sobre o ambiente shell!
    Vale lembrar que se o candidato zerar algum tópico, sua pontuação diminui muito, tendo em vista que não detém de todos os conhecimentos relevantes ao administrador Linux.

    Qual é o modelo de e-mail enviado pelo LPI?

    — Linux Professional Institute <info@lpi.org>
    escreveu:
    De: Linux Professional Institute <info@lpi.org>
    Para: Seu Nome
    <seu_email@email.com.br>
    Assunto: LPI Exam Loaded – Reg. Id. sdfsdfsfrr
    Data: Sun, 16 Jan 2005 21:32:04 -0500 (EST)

    Dear Seu Nome
    LPI ID: LPI555555555
    Registration Id: sdfsdfsfrr

    Congratulations on passing the LPI exam 101.
    You must now complete the Level 1 certification by passing exam 102.
    Please ensure your address is correct by checking your members account;
    https://www.lpi.org/en/members/index.html
    Thank-you for taking the LPI certification exams. If you have any comments, please contact us atinfo@lpi.org
    Please support LPI by participating in their mailing lists; http://www.lpi.org/en/maillists.html 
    Seu Nome
    Linux User:#895555
    Linux Machine:555555

    Quantas questões?
    As provas 101, 102, 201, 202, 301, 302, 303 e 304 possuem 60 questões cada, sendo a grande maioria de múltipla escolha mas tendo algumas questões dissertativas.

    Posso fazer a 102/202 e depois fazer a 101/201?
    Sim, para obter o nível 1 o aluno tem que passar nas 2 provas. Não adianta passar na prova 102 e não passar na prova 101.
    Para obter o nível 2, o aluno tem que passar nas 2 provas. Não adianta passar na prova 202 e não passar na prova 201.
    Vale lembrar que se o candidato realizar primeiro os exames nível 2 e passar, sem ter feito os exames nível 1, ele não será reconhecido como certificado LPIC-2. Somente após passar nos exames nível 1 e obter a certificação LPIC-1.

    A certificação expira?
    Sim. Para garantir que o conhecimento e as habilidades dos profissionais de Linux continuem relevantes e atualizados, os candidatos que possuem as certificações LPIC terão que se re-certificar a cada 05 (cinco) anos ou, como alternativa, conquistar uma certificação maior. Por exemplo, se a certificação LPIC-1 do candidato está para completar 5 anos ele pode validar sua certificação LPIC-1 passando nas 2 provas da LPIC-2 e isso automaticamente revalida sua certificação LPIC-1 por novos 5 anos além de obter a certificação LPIC-2.

    Além do certificado, recebo uma carteirinha? Como ela é enviada ao candidato?
    Ao realizar a prova, seja em papel ou a eletrônica, caso o aluno obtenha a nota necessária para a certificação ele recebe, pelo correio, uma carteirinha e um diploma. Quando for certificado LPIC, poderá também deixar que outras pessoas comprovem sua certificação, basta acessar a página de verificação, informando seu LPI ID e seu código de verificação.

    Mais informações: cs.lpi.org

    Relacionados:

    Site referencia no Mundo TODO quando se fala em Cursos On Line de qualidade e GRÁTIS

    Academia Virtual Microsoft, sua escola Microsoft GRÁTIS 24 hs, para tirar todas as suas certificações

    Faculdade de GRAÇA no Brasil e não é ENEM nem Universidade Federal

    Windows 2008 R2. Passo a passo da instalação e configuração ao Simulado Microsoft Windows Server

    Simulados de Certificação LPI Linux em Portugues e de Graça

    Toda documentação existente sobre Windows 2008 Server aqui disponível em português

    Quer aprender Linux? Pela Internet? Tem Pago e tem Grátis, você escolhe.

    Tenha o Google OS Sistema Operacional do seu Pen Drive

4 comentários sobre “O que é LPI? Como e por que se certificar? Principais duvidas

  1. Pingback: A batalha inicia: Windows vs. Linux tome sua posição nessa luta « W and D
  2. Pingback: Mac4Lin seu MAC OS baseado em Linux e livre para instalar em qualquer pc « W and D
  3. Pingback: Quarta da Certificação: Quais são as Certificações Microsoft existentes ? « W and D
  4. Pingback: Quarta da Certificação: Quais são as Certificações Linux existentes no mercado hoje? « W and D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s