Vírus: Conheça as 10 pragas que mais incomodam e vão incomodar em 2012

A Eset divulgou, nesta semana, uma lista com os dez malwares que tiveram o maior número de detecção em fevereiro deste ano.

Os laboratórios da companhia na América Latina apontaram que, no período, o maior número de ataques virtuais utilizou como mote o Dia dos Namorados, comemorado em 14 de fevereiro em diversos países latino-americanos.

As três ameaças mais detectadas foram o HTML/ScrInject.B, o INF/Autorun e o HTML/IFrame.B.

Veja a lista.

HTML / ScrInject.B: teve uma porcentagem de detecções de 3,93%. Essa é uma infecção de páginas HTML que contêm scripts escondidos ou tags Iframe maliciosas, que redirecionam o usuário para o download do malware.

INF/Autorun: com porcentagem de detecções de 3,77%, esse arquivo malicioso é utilizado para executar e propor ações automaticamente, quando uma mídia externa, como um CD, DVD ou dispositivo USB, é usado no computador.

HTML/IFrame.B: a porcentagem total de detecção desse malware foi de 3,38%. Esse Iframe malicioso é encontrado em páginas HTML e que são redireciona o usuário para uma URL específica com conteúdo malicioso.

Win32/Conficker: teve porcentagem de detecções de 1,93%. Ele é um worm de rede que aproveita diferentes vulnerabilidades do sistema operacional Windows, além de outros meios, como dispositivos de armazenamento removível e recursos compartilhados de rede. Quando infecta a máquina, ele permite que o cibercriminoso controle o computador do usuário de forma remota e realize ações maliciosas, sem a necessidade do uso de senhas de acesso.

HTML/Fraud.BG: esse trojan que rouba informações pessoais do usuário, ao simular uma pesquisa falsa na internet. Seu objetivo é coletar dados importantes do usuário (como e-mail e telefone) teve porcentagem total de detecções de 1,64%.

JS/Kryptik: com porcentagem de detecções de 1,30% esse malware detecta o código malicioso JavaScript encontrado em páginas HTML. Geralmente, redireciona o navegador para websites maliciosos ou instala um exploit específico.

Win32/Dorkbot: a porcentagem total de detecções dessa ameaça é de 1,18%. O worm, propagado por meio de mídias removíveis e que contém um backdoor, permite o controle remoto. Seu objetivo é obter senhas de acesso dos usuários quando utilizam determinados sites.

JS/TrojanDownloader.Iframe.NKE: com porcentagem total de detecções de 1,07% esse trojan redireciona o navegador para uma URL específica com código malicioso. Geralmente, é encontrado em páginas HTML.

Win32/Sality: essa ameaça registrou porcentagem total de detecções de 0,84%. O Sality é um vírus polimórfico. Quando executado, inicia um serviço e cria ou elimina registros relacionados com as atividades de segurança no sistema. Modifica os arquivos .exe e .scr, além de desativar os serviços e processos referentes às soluções de segurança.

Win32/Spy.Ursnif.A: teve porcentagem total de detecções de 0,66%. O Win32/Spy.Ursnif.A se refere a uma aplicação do tipo spyware , voltada a roubar as informações do equipamento atacado e enviá-las para uma localização remota, criando uma conta de usuário oculta para permitir a comunicação por Remote Desktop.

Fonte: itweb

Relacionados:

7 comentários sobre “Vírus: Conheça as 10 pragas que mais incomodam e vão incomodar em 2012

  1. Pingback: Super vírus Stuxnet e Flame que teriam cido desenvolvido pelos EUA e Israel para atacar o Oriente Médio « W and D
  2. Pingback: Os sites que eu acesso são seguros ou não? « W and D
  3. Pingback: Proteja seu Pen Drive com senha « W and D
  4. Pingback: Descobrindo Redes Wifi “Ocultas” « W and D
  5. Pingback: Ataque Hacker mais letal conhecido como APT ou Ameaças Persistentes Avançadas « W and D
  6. Pingback: Como escolher o melhor antivírus para sua maquina « W and D
  7. Pingback: Comprar pela internet de forma segura é possível sim, veja dicas: « W and D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s