Como buscar um novo emprego de maneira discreta na área de TI

Ao se procurar um novo emprego na área de TI estando ainda empregado, existe um passo a ser tomado que considero o primeiro e mais importante de todos: a confidencialidade.

Cuidado com quem fala sobre o assunto, principalmente com colegas de trabalho.

Mas há outras situações a se tomar cuidado pois mesmo na conversa apenas com parentes o assunto pode vazar para o pessoal da empresa.

Tudo isso graças as benditas redes sociais. Comentou com o parente que levantou o assunto na sua página do facebook, twitter ou outra rede social da qual colegas de trabalho, inclusive o chefe participa.

Relacionados:

Max Gehringer diz, a cada vaga disputada um único currículo

Candidatos precisam conquistar ‘robôs’ em entrevista de emprego

Por que devo fazer trabalho voluntário? O que ganho com isso?

Aí já viu no que vai dar, e não deve ser coisa boa.

Colegas mal intencionados ou não (mas que nao conseguem segurar a lingua) podem afundar seus planos ao fazer com que o assunto chegue aos ouvidos do chefe.

Outro problema é a questão de afetar negativamente o desempenho da equipe ao comentar esse tipo de assunto. Afinal, você pode não estar satisfeito – e tem todo direito pra pensar assim – mas outros podem estar felizes e não seria justo contaminar os colegas com sentimentos negativos e desmotivadores.

A melhor coisa é abrir a boca somente quando o processo estiver concluído (entende-se por concluido quando o novo empregador lhe formalizar o dia em que deve comecar no novo emprego) e tiver que avisar o chefe sobre o aviso prévio, antes disso, jamais, ou corre o risco de se queimar definitivamente.

O site InformationWeek publicou algumas dicas para quem quer diminuir os riscos de que  informação sobre a busca de novo emprego vaze e coloque tudo a perder, inclusive o emprego atual, veja:

1. Conheça o seu recrutador de TIRecrutadores de TI são hábeis em analisar engenheiros e desenvolvedores durante o voo sob o radar de um gerente de tecnologia.

Mas mesmo o recrutador mais discreto de TI pode equivocadamente dar com a língua nos dentes.

“Eu tenho uma política de recrutamento que eu não envio o currículo de ninguém para nenhuma empresa sem dizer que aquela é a primeira companhia a receber o documento do candidato”, diz Sherret.

“Mas não é uma garantia – há sempre novos recrutadores que podem cometer erros.”

2. Pesquise nas mídias sociais LinkedIn é uma excelente ferramenta de busca de trabalho, mas não necessariamente na forma como você poderia pensar. De repente, renovar seu perfil do LinkedIn e fazer upload de seu currículo pode chamar a atenção desnecessária.

Em vez disso, Sherret recomenda explorar calmamente sua rede de conexões para oportunidades de emprego.

“Se você tem um monte de conexões, você pode inserir suas habilidades no LinkedIn e procurar outras pessoas que têm o mesmo tipo de habilidades como você e ver as empresas em que trabalham.

Isso pode lhe dar algumas pistas boas”, diz Sherret.3. Faça a sua tarefa de casa;

Antes de arriscar o pescoço e se candidatar a um emprego, Sherret diz, é importante primeiro fazer a diligência necessária. “Que tipo de trabalho real é feito na empresa prospectiva.

As tecnologias exatas, o nível de pessoas que estão procurando, o ambiente de TI, o tamanho da empresa. Eles estão crescendo, estão estáveis?”De acordo com Sherret, todas estas são perguntas que devem ser respondidas antecipadamente.

4. Vá clandestinamenteMuitos profissionais de TI têm acesso ilimitado a tudo, desde fóruns clandestinos para grupos de habilidades relacionadas com usuário e grupos ligados à indústria do usuário – lugares onde os colegas falam livremente e de forma anônima, sobre os projetos específicos de TI, cultura corporativa e até mesmo as lacunas de pessoal.

“Grupos de usuários são tipicamente onde as pessoas com habilidades semelhantes se reúnem para aprender mais sobre sua indústria”, Sherret diz, “você pode conhecer pessoas lá e ser discreto sobre como procurar um novo emprego.”

5. Procure os vendedoresConferências e feiras são eventos regulares na vida de um profissional de TI. “Os vendedores podem até dizer os nomes dos gestores e as pessoas que você precisa para conversar.”

Faça bem a lição de casa e não terá que lidar com situações constrangedoras depois no emprego atual.

Isso também é questão de profissionalismo e maturidade, coisas que devemos perseguir para que, mesmo depois de sair da empresa, mantenhamos as portas abertas.

Afinal, o mundo dá voltas, e seu antigo chefe poderá voltar a mandar no seu departamento em outro momento de sua carreira…

As 5 dicas em destaque acima são de publicação do site InformationWeek – Brasil.

2 comentários sobre “Como buscar um novo emprego de maneira discreta na área de TI

  1. Pingback: Por que devemos aderir as Flexibilidades no trabalho « W and D
  2. Pingback: Comunicação interna, vital para o sucesso da empresa « W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s