E você? Será que também te DNA para ser Presidente?

Além do conhecimento, é fundamental que o profissional tenha algumas características comportamentais. É o que explica o presidente da Arquitetura Humana, Elmano Nigri, que realizou uma pesquisa com 207 presidentes de áreas como governo, indústria, comércio e serviços durante 17 anos. “Estudos mostram que quem nasce com determinadas características no seu DNA tem mais facilidade de assumir cargos de liderança e comando”.

Mas se o profissional não tem estas características, não quer dizer que ele nunca ocupará um cargo de presidente. Isso porque ele pode desenvolver e aprender os comportamentos indicados para ocupar este tipo de cargo. “Por esforço, treinamento, determinação e resiliência, a pessoa pode chegar ao cargo da presidência”, complementa.

Entretanto, ele alerta que neste processo, se algum comportamento for forçado, e a pessoa se sentir desconfortável com aquilo, a situação pode gerar um alto nível de estresse que compromete a saúde física e, muitas vezes, mental do profissional.

Sete características
O levantamento listou as principais características dos presidentes. Pelos dados, é possível concluir que os CEOs têm alta capacidade de influenciar pessoas e eventos, são extrovertidos, informais e têm alta capacidade em assumir riscos. Além disso, estes profissionais têm mais energia, ao ser comparado com outras pessoas – ou seja – a capacidade de trabalhar muito e por longos períodos. Conheça um pouco mais sobre elas abaixo:

  • Impacto no ambiente: a característica mais forte nos presidentes é o impacto que causam no ambiente onde atuam. Esta característica é comum a 95% dos respondentes.
  • Dominantes: na média 92% dos presidentes são dominantes, ou seja, são caracterizados por comportamentos que exercem a influência sobre as pessoas. Esta é a segunda característica comportamental mais forte encontrada nos presidentes.
  • Energizados: a energia e a dinâmica ocupam lugar de destaque entre os presidentes, pois estas características indicam a capacidade de suportar o estresse, a tensão e trabalho por longos períodos. Cerca de 91% dos presidentes são dotados desta energia. Com este nível, os presidentes são menos suscetíveis a fadiga do que a maioria das pessoas, e têm mais capacidade para manter um alto nível de alerta e concentração em suas seus deveres fora do trabalho.
  • Rápidos: este indicador mensura a intensidade de tensão e ritmo de uma pessoa. A média de impaciência do grupo é muito baixa, pois 89% dos presidentes possuem ritmo rápido. Assim sendo, são dotados de um impulso intenso e forte senso de urgência.
  • Assumem Riscos: 85% dos presidentes assumem riscos.
  • Informais: a maioria dos presidentes (66%) é informal, no entanto, apresenta a figura do “Gancho Corporativo”, o que permite que assumam os riscos inerentes ao cargo sem, contudo, adotarem uma atitude inconsequente ou irresponsável.
  • Extrovertidos: 61% dos presidentes têm esta característica, que mensura o impulso que demonstram na interação social com outras pessoas. Isto comprova um alto nível de conhecimento, equilíbrio social, articulação e habilidade de relacionamento com pessoas.

Relacionados:

Candidatos precisam conquistar ‘robôs’ em entrevista de emprego

10 notícias que te darão um norte para investimentos no mercado de ações

Como evitar e combater o estress do dia a dia na empresa

Os 100 melhores aplicativos para iPAD, MAC e iPHONE

3 comentários sobre “E você? Será que também te DNA para ser Presidente?

  1. Pode ser que eu não seja um presidente de alguma empresa ou instituição, mas posso almejar ser lider de um grupo de pessoas que tenham conhecimento de causa para mudar uma situação de ruim para boa.

  2. Pingback: 10 conselhos para você ter uma excelente relação com seus chefes « W and D
  3. Pingback: Novo desafio das empresas: Como armazenar tanta informação das Redes Sociais « W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s