Um relacionamento amoroso no trabalho pode atrapalha a vida profissional?

“Onde se ganha o pão, não se come a carne”.

Este famoso ditado popular nem sempre é seguido à risca. Apaixonar-se por uma pessoa do trabalho é mais comum do que pensamos, afinal os profissionais convivem até mais de oito horas por dia.

Mas como lidar e conduzir esta situação? Conversamos com especialistas que indicam comportamentos e condutas corretas quando se mantém um relacionamento no trabalho.

A maneira como se portar perante a relação varia de acordo com a cultura e a política da empresa.

Algumas possuem regras bem definidas, outras não valorizam tanto o assunto e deixam a mercê do bom senso de seus funcionários.

Em companhias que proíbem o relacionamento no trabalho, os cuidados para evitar o início de um relacionamento devem ser maiores, uma vez que respeitar as regras de conduta da organização é fundamental.

De acordo com Alda Marmo, mestre em análise do comportamento e master coach, um relacionamento amoroso pode acontecer no trabalho, pois é neste ambiente que somos ouvidos, acolhidos, admirados, ou seja, um relacionamento pode se iniciar.

“Não acredito que temos controle sobre isso. Creio que precisamos evitar exposições constrangedoras, impulsos sexuais e brigas, uma vez que existem pessoas em volta e se trata de um ambiente de trabalho”, alerta.

Quanto se espalha um boato de um novo casal na empresa, a fofoca é algo inevitável.

Relacionados:

5 Excelentes maneiras de como se preparar para um novo emprego

Por que você ainda não é chefe? Sete soluções para alcançar.

Vai pedir demissão? Deixe a empresa sempre com uma porta aberta

Como evitar e combater o estress do dia a dia na empresa

Quais as vantagens em se trabalhar nas grandes empresas?

A melhor maneira de cortar este mal pela raiz é os próprios envolvidos comunicarem o fato à seus gestores. “Deixar as coisas claras sempre é um bom caminho, mas deve-se levar em conta que toda e qualquer atitude produzirá consequências, e são elas que deverão pesar na hora de tomar decisões”, pondera Alda.

A maturidade do casal é um ponto fundamental, pois saber separar o pessoal do profissional não é fácil, principalmente com um relacionamento dentro do trabalho.

Criar muita intimidade no ambiente da empresa, além de poder gerar conflitos e desconforto entre os colegas, provavelmente impactará nos resultados profissionais. “É importante manter a discrição na empresa.

Não utilizar o horário de expediente, as dependências da empresa e as ferramentas de trabalho (telefone, e-mail, MSN, entre outros) para essa finalidade”, indica Adália Assis, consultora de Recursos Humanos da Catho. Para ela, quanto mais discretos forem, mais difícil do namoro interferir no trabalho ou gerar fofocas.

Os apelidos carinhosos, que competem a intimidade do casal, também devem ser evitados. Isto estimula a fofoca entre os funcionários e, dependendo da política da empresa, pode levar a uma advertência ou até demissão por justa causa.

“Ninguém vai a missa de canga e biquíni, e fica namorando no banco enquanto o padre fala. Na empresa, se houver abertura, acredito que o casal pode deixar claro que se relacionam, mas devem agir de acordo com o que se espera deles naquele ambiente”, conta Alda Marmo.

Dicas para o casal

Seja discreto: Por mais que seja um casal com um ótimo relacionamento entre si e seus colegas de trabalho, é preciso lembrar que a empresa não é o lugar adequado para abraços, beijos e juras de amor.

Não utilize os canais da empresa: Usar e-mail, MSN ou telefone para falar de assuntos que abordem a intimidade do casal não é indicado. Isso pode ser pego por alguém e a situação pode se tornar constrangedora.

Evite apelidos: A ideia é que as pessoas tenham a imagem de um casal sóbrio e de credibilidade.

Não se feche: O contato amigável com os colegas deve ser mantido, ou seja, o casal não deve se isolar do restante do grupo.

Não esconda o que é óbvio: No caso de um relacionamento que já é duradouro, o recomendado é assumir a situação. Isso evita que pessoas fofoqueiras fiquem investigando e comentando o assunto.

Não discuta a relação: Problemas no relacionamento devem ser discutidos em casa.

Fonte: MSN Empregos

Um comentário sobre “Um relacionamento amoroso no trabalho pode atrapalha a vida profissional?

  1. Pingback: É possível elogiar no trabalho sem ser “bajulador” « W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s