As Coisas que mais irritam na informática

Um design industrial ruim pode, sozinho, acabar com o que de outra forma seria uma boa experiência com um produto. Seja resultado de pecados capitais como a preguiça ou a ganância, desrespeito aos usuários ou simples estupidez, isso pode me deixar tão furioso quando o Incrível Hulk.

Relacionados:

Os 10 melhores APP para Android

Sony anuncia Xperia Go o seu Android resistente à água

Gmail será integrado ao Google Drive como Outlook é ao Skydrive

Esta é a minha lista dos “10 piores” pecados que os fabricantes cometem em seus produtos, sejam PCs, gadgets ou acessórios. Acredito que muitos deles também irritam boa parte dos usuários. Aproveite os comentários no fim da matéria para descarregar a raiva, compartilhando os “recursos” que você odeia.

Amarrilhos que não podem ser reutilizados. Antigamente eles eram pedaços de fio metálico revestido com plástico, usados para amarrar cabos e fechar embalagens. Mas hoje em dia muitas empresas os substituíram por tiras de plástico que são incrivelmente difíceis de remover do cabo ao qual estão enroladas e que depois disso não podem ser endireitadas e reutilizadas, ou seja, são praticamente inúteis.

incomodospc_amarrilho-360px.jpg
O amarrilho da esquerda pode ser reutilizado, o da direita não. Que raiva!

Cabos Ethernet que não tem identificação quanto ao seu tipo, seja CAT5, CAT5e ou CAT6. Estas categorias existem por um motivo! Você precisa de pelo menos um cabo CAT5e em uma rede Gigabit Ethernet, enquanto o CAT6 é melhor para reduzir o “crosstalk” (sinais elétricos de um fio interferindo em um fio adjacente) e pode suportar larguras de banda de até 10 Gigabits por segundo. E é compatível com estruturas projetadas para cabos CAT5 e CAT5e.

Aparelhos com acabamento “brilhante” (o infame “Black Piano”) que mostra qualquer marca de dedo ou grãozinho de poeira e que se arranha facilmente quando você tenta limpar. Isto é especialmente irritante em equipamentos que são manuseados com frequência e feitos para ficar na horizontal. Vi esse tipo de acabamento frágil em tudo, de roteadores a alto-falantes e PCs “All in One” com telas sensíveis ao toque. Nota aos fabricantes: se vocês precisam enrolar seus produtos em metros de filme plástico para protegê-los da própria caixa onde são embalados, estão usando o material errado!

incomodospc_glossy-360px.jpg
Dedos, dedos, marcas de dedos por toda parte!

Botões localizados bem na borda de um notebook, monitor, tablet ou outro aparelho, e que você acaba apertando sem querer sempre que quer mover o equipamento. Os drives ópticos em boa parte dos notebooks são um exemplo típico: você quer tirar a máquina da mesa e.. PLEC! o drive abre porque você esbarrou num botão. Talvez os fabricantes de PCs tenham de seguir o exemplo da Apple, e transformar o botão para abrir a bandeja do drive em uma tecla no teclado.

Teclados de notebook com barras de espaço que se movem tanto quando pressionadas que seus dedos acabam esbarrando dolorosamente contra a borda do gabinete.

Portas e drives ópticos que são difíceis de acessar, seja porque estão fora do alcance, parcialmente bloqueadas ou cobertas por uma frágil tampa de plástico que fica no caminho sempre que você tem que plugar um cabo (e que eventualmente se quebra, deixando as portas que deveria proteger descobertas).

aspires3_portas-360px.jpg
Todas as portas na traseira do notebook? Mais irritante impossível!

Carregadores e fontes de alimentação que não tem sequer o nome da empresa que produziu o aparelho que devem alimentar. Cheguei ao ponto de escrever o nome do produto em pedaços de fita adesiva e colá-los aos carregadores para evitar confusão. Feio? Como o cão, mas é melhor do que tentar adivinhar e destruir o aparelho conectando o carregador ou fonte errados.

Desktops, notebooks e tablets cheios daqueles adesivos difíceis de remover, com os logos do fabricante ou do sistema operacional. Estes “selinhos” geralmente não fazem nada para comunicar as características do produto para o consumidor e acabam deixando-o com a cara de um carro de corrida cheio de patrocinadores.

incomodospc_adesivos-360px.jpg
Isso é um PC ou um carro de corrida?

Teclados com um layout fora do padrão. Há um bom motivo para eu ter feito aulas de datilografia. Se o seu design “melhorado” e “ergonômico” me força a parar e olhar para o teclado para procurar uma coisa tão simples quanto um sinal de pontuação, isso significa que você fracassou.

Por essa você já esperava: carregadores e adaptadores que ocupam mais de um espaço no filtro de linha. Veja o exemplo abaixo: só consegui plugar três adaptadores em um filtro com sete tomadas, ou seja, perdi mais de 50% delas! Se eles fossem estreitos e altos, como o da extrema direita, o problema não existiria. Na verdade, nem ele é perfeito: serial ideal se a porta USB ficasse no topo, em vez de na lateral.

O desperdício de espaço em forma de hardware

Fonte: UOL

Um comentário sobre “As Coisas que mais irritam na informática

  1. Pingback: Veja através das paredes com nova Tecnologia chamada Wi-Vi do MIT | W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s