Novo desafio das empresas: Como armazenar tanta informação das Redes Sociais

Uma grande quantidade de dados é produzida pelas empresas diariamente, muitos desses vitais para o funcionamento do negócio. Então, a gestão desses arquivos precisa ser ponto-chave do planejamento organizacional.

Por Ezequias Sena do site webinsider.

É justamente essa quantidade de dados que tem feito da Gestão do Conhecimento (GC) um fator crítico de sucesso para qualquer negócio.

São três as razões básicas:

Relacionadas:

É possível elogiar no trabalho sem ser “bajulador”

4 dicas para você ser contratado este mês em TI

Modelo pronto de Currículo para quem busca Estágio

E você? Será que também te DNA para ser Presidente?

1 – Facilita o processo de tomada de decisão. Quanto mais detalhes melhor!  Sim, é verdade, mas se os dados não forem processados corretamente, toda riqueza da informação se perde num tempo muito curto e as decisões tendem a ser mais demoradas e às vezes imprecisas. Basta pensar nisto considerando ter de envolver um número maior de pessoas e de departamentos diferentes para a tomada de decisão a respeito de uma contratação de serviços, por exemplo. Criar um sistema para gerenciar o conhecimento dessas áreas e pessoas pode facilitar todo o processo e reduzir tempo e custo.

2 – Faz da aprendizagem uma rotina. “Para avançar, muitas vezes é necessário primeiro, olhar para trás”. Essa afirmação de David Garvin (2000) em seu livro Learning in Action, dá uma ideia precisa de como as organizações têm de se preocupar com o processo de aprendizagem. Toda a experiência vivida apoia as próximas ações no sentido de buscar entender o sucesso e o fracasso, incentiva a busca contínua por fazer sempre o melhor da próxima vez. Se essas experiências ficarem apenas no hoje, teremos sorte se no futuro alguém se lembrar do fato. Nossas experiências devem ser estruturadas em um banco de dados e compartilhadas com quem de interesse. Esse é o maior patrimônio da sua empresa. Como você tem lidado com isso?

3 – Estimula uma cultura por mudança e por inovação. Ativamente a gestão do conhecimento organizacional também pode estimular a mudança cultural e à inovação, incentivando o livre fluxo de ideias. Os gestores podem incentivar seus colaboradores a se envolverem nos processos criativos ou ainda buscarem alternativas para que sua rotina de trabalho seja mais produtiva e prazerosa. Pode estimular o fluxo livre de ideias, aumentando ainda mais o conhecimento corporativo da empresa.

Ponto de partida

Empresas que estão na Fotune 500 perdem cerca de US$ 31,5 bilhões todos os anos por não compartilharem informação de maneira adequada (Babcock, 2004, p. 46). Cá entre nós: conclusão assustadora tendo em mente a situação econômica global, não é mesmo?

Ativamente, a Gestão do Conhecimento pode e muito, ajudar as empresas a terem sucesso em suas atividades, facilitando o processo de tomada de decisão, gerando um ambiente de aprendizagem contínua e estando preparada para uma cultura de mudança e inovação.

De forma pró-ativa, com a implementação de sistemas de Gestão do Conhecimento, as empresas podem reescrever o velho ditado, “Mudança é inevitável, crescimento é opcional” para “a mudança é inevitável, o crescimento é intencional”.

Fonte: http://www.forbes.com[Webinsider]

Um comentário sobre “Novo desafio das empresas: Como armazenar tanta informação das Redes Sociais

  1. Pingback: Novas regras do Seguro Desemprego | W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s