Excelentes maneiras para você tomar as rédeas da sua carreira em TI

O site idgnow publicou essa semana 5 dicas de para você tomar as rédeas da sua carreira. São elas:

Pesquisar

Nem todas as estratégias de carreira devem ser desenhadas inteiramente a partir do zero. Verifique primeiro ferramentas ou programas de desenvolvimento de carreira ou livros que podem auxiliar na tarefa. “Descubra se a empresa para qual você trabalha deseja investir em sua carreira e pergunte sobre a movimentação de pessoas de TI em diferentes papéis”, aconselha Andrew Macaulay, vice-presidente sênior de TI da Bellevue, companhia que constrói e opera redes de banda larga móvel.

Enquanto a maioria dos profissionais de TI desenvolve-se por conta própria, um número crescente de empresas tem ou está desenvolvendo planos de rotação e desenvolvimento de funcionários. “Aplicamos descrições de funções específicas que ajudam os funcionários a ver o que eles precisam fazer para chegar onde querem”, relata Macaulay.

Relacionadas:

Nova proposta de emprego? Saiba o que avaliar

Por que sempre devemos sair pela porta da frente das empresas

Escassez de mão de obra na área de TI, veja como combater

Comunicação interna, vital para o sucesso da empresa

Segmentação dos clientes ou separando o joio do trigo

 

Na BNSF Railway, no Texas (EUA), recém-formados são recrutados para um programa de treinamento de gestão, que inclui rotação de cargos por meio de várias tarefas na empresa que atua no transporte de carga. “Consumimos bastante tempo educando as pessoas sobre a BNSF e como operamos”, diz a CIO Joann Olsovsky. “Não é algo que você aprende da noite para o dia. Estamos tentando acelerar a curva de aprendizado.”

Joann diz que ensinar os participantes sobre a cultura da BNSF é um dos principais objetivos da companhia. “Como profissional de TI, você tem de descobrir a cultura da empresa e decidir se ela está em linha com seus objetivos”, acrescenta. “É uma forma de encurtar o caminho para recompensas. Uma falha dos profissionais hoje é não compreender a cultura da empresa”, completa.

Atenção aos seus movimentos

Jim Clementson, diretor de tecnologia da Providence Health, compara sua carreira com uma escada. Seu objetivo é chegar ao topo, mas é melhor subir um degrau de cada vez.

“É importante ser flexível o suficiente e visualizar um período de três a cinco anos”, aconselha. “Não pense: ’20 anos a partir de agora, quero ser um CIO’. É mais importante estar aberto a uma ampla gama de papéis que podem ampliar seu conhecimento e ajudá-lo a adquirir experiência no longo prazo”, ensina.

Clementson exerceu por algum tempo a função de desenvolvedor de software na companhia de serviços Arco Alaska e isso, diz, abriu as portas para o mundo da infraestrutura. Ele acabou liderando um projeto de migração de Mac para PCs. Depois disso, voltou para o desenvolvimento de software por um tempo, e, em seguida, mudou-se para o setor de saúde. Lá, sua experiência com a migração o ajudou a conseguir um papel de liderança em um projeto de prontuário eletrônico, e que levou à sua atual função como diretor de infraestrutura.

Conheça diversas áreas

A estratégia mais eficaz na carreira é mais direcional do que específica. Ou seja, ela pode apontar para uma posição que você sonha, como a gestão executiva, mas deve também levar em conta o fato de que, inevitavelmente, existem várias rotas para o mesmo destino.

“Estatisticamente, se você olhar para os CIOs, poucos deles cresceram apenas na área de infraestrutura”, diz Cora Carmody, CIO da Jacobs Engineering Group, empresa de serviços de engenharia e construção. “Tentamos manter isso em mente para as pessoas que estão chegando em infraestrutura. Queremos que elas acumulem experiência em outras áreas para que tenham mais capacidades”, explica.

No início da carreira, é adequado adquirir experiências múltiplas, de acordo com veteranos bem-sucedidos de TI. “Conheça diversas áreas e identifique o que desperta paixão”, diz Jamie Hamilton, vice-presidente de engenharia de software da Quicken Loans.

“Temos uma equipe de 200 engenheiros de software que desenvolvem aplicações internas e outros sistemas para o processo de hipoteca, de marketing e aplicativos móveis. A equipe de tecnologia tem uma série de responsabilidades. TI impulsiona o negócio”, relata. Esse quadro gera diversas oportunidades para se movimentar e ganhar experiência em várias áreas, diz Hamilton.

De olho no futuro

O que eu preciso saber antes de conquistar um objetivo? “Essa deve ser a pergunta que você deve sempre responder”, diz Scott Caldwell, gerente técnico de serviços na Johnson County Transit.

“É preciso buscar informações sobre o mercado e fazer um esforço extra para encontrar quais são as tendências em TI”, aconselha Caldwell. “Isso não significa que você tem de ser um especialista em sistemas operacionais móveis, mas precisa saber qual é seu impacto na indústria como um todo.”

Para manter-se informado, Caldwell lê publicações do setor e sites, participa de conferências, redes com amigos e colegas, e vai a encontros de TI e grupos profissionais. “Procurar saber onde o mercado está e o que as empresas estão fazendo ajuda a impulsionar a carreira”, aponta.

No Jacobs Engineering, funcionários de TI podem se unir em revisões periódicas de projetos. “Falamos sobre os riscos, requisitos etc e tornamos os encontros públicos na empresa para quem quiser aprender sobre ele”, detalha Carmody. Profissionais de TI devem identificar oportunidades semelhantes.

Gerencie suas habilidades

Uma característica comum das organizações entrevistadas pela reportagem, como Jacobs Engineering e BNSF Railway, é que elas oferecem aos talentos de TI uma variedade de oportunidades de ampliar e aprofundar conhecimentos por meio de programas de treinamento, planos de mentoring entre outros. Mas tais iniciativas podem ser exceção e não regra. Muitos funcionários de TI dizem que têm de agir por conta própria quando se trata de formação para adquirir novas habilidades.

Não é segredo que os orçamentos direcionados para formação têm diminuído nos últimos anos. Mas, ao mesmo tempo, a tecnologia está evoluindo mais rápido do que nunca. “A cada ano, o profissional tem de acrescentar uma nova habilidade”, diz Johnson.

Caldwell investiu em sua formação. “Você não pode esperar que a organização decida sobre sua carreira”, diz. Constantemente, ele compra livros, participa de cursos online e busca sempre novas habilidades. Outra opção é localizar um mentor, finaliza.

5 comentários sobre “Excelentes maneiras para você tomar as rédeas da sua carreira em TI

  1. Pingback: Terceirize a chatice e a burocracia da sua empresa « W O D Consultoria
  2. Pingback: Assédio moral, como saber quando estou sofrendo isso e como reagir « W O D Consultoria
  3. Pingback: O tempo de empresa ainda é importante? « W O D Consultoria
  4. Pingback: Os 7 tipos diferentes de inteligência « W O D Consultoria
  5. Pingback: Ancora de sua carreira? O que você procura em uma emprego? | W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s