Como e por que voltar para a pós-graduação

Sendo um adulto que decidiu voltar para a faculdade a fim de se pós graduar, você pode ter certeza de uma coisa: sua vida certamente mudará.

Para adultos que já começaram carreira, casados ou bem resolvidos em uma relação estável ou até já tiveram filhos (ou netos), desde a formatura da faculdade, voltar para os estudos pode ser assustador.

As dúvidas podem parecer devastadoras às vezes – você conseguirá manter os trabalhos em dia?

Como você lidará com estudos e trabalho, se você decidir estudar em meio período?

Como você irá administrar financeiramente os estudos, se estudar em tempo integral?

Explorar inteiramente cada uma destas questões poderia encher um livro inteiro (ou três!) mas existem alguns passos simples que você pode tomar agora para encaminhar cada uma destas questões e te ajudar a se sair bem na pós graduação.

Relacionados:

Manipular a mente do consumidor também é estratégia de marca

Como conseguir dinheiro para pagar a sua Universidade

Vai um download de um dos mais de 1.000.000 de livros GRÁTIS

  • Comece a planejar cedo. Dedique um tempo para pensar sobre sua rotina do dia-a-dia e como ela iria mudar com você voltando aos estudos. Que tipo de cronograma de aulas você pode esperar? O que isso significará para a programação da família? Você vai precisar de alguém para “substituir suas jogadas” e ser um motorista para os seus filhos, por exemplo? É mais fácil achar uma pessoa assim se você estiver planejando desde cedo.

  • Fale com sua família e tenha certeza de que eles te apoiarão. A pós-graduação é sob as menores circunstância muito difícil, então você deve se preparar e esperar grandes dificuldades para conciliar as obrigações familiares e obrigações do seu trabalho. Converse com seus filhos e esposo(a) para que eles saibam sobre isso e seja o mais específico o possível. Ao invés de dizer “eu precisarei que vocês fiquem quietos durante as noites”, seja específico e diga “eu vou precisar de silêncio das sete às nove, três noites por semana e irei até a biblioteca nos fins de semana por quatro horas.” Também seja específico quando for abordar e determinar os assuntos e tarefas de casa como lavar a louça e as roupas.
  • Não subestime sua capacidade de estudos. A maioria dos adultos se preocupa pensando se vão aguentar os cursos pesados quando voltarem para a pós-graduação, mas isso é, em geral, um medo sem fundamentos. Você rapidamente se acostumará com tudo de novo. Se estiver realmente preocupado, você pode checar no escritório, recepção ou secretaria da faculdade se existe algum seminário ou panfleto que eles ofereçam sobre melhorar a habilidade de estudar, ou até pesquise na internet – existem várias fontes disponíveis.
  • Tenha certeza que você tem o dinheiro necessário para pagar o curso – e então junte um pouco mais por precaução. É bem melhor trancar o curso por um ou dois anos do que tentar administrar o dinheiro “nas coxas”. A pós graduação já será bastante estressante sem ter de se preocupar com quem irá pagar a hipoteca do mês. Não se dê mais um motivo de estresse.
  • Veja se o seu chefe pode ajudar a pagar. Muitas empresas dão assistência aos funcionários com os planos de obterem diplomas de pós graduação, já que funcionários mais qualificados podem ajudar a empresa em si. Se você for continuar no seu campo, ou procurar um emprego que pague melhor dentro da mesma empresa, fale com o seu chefe sobre uma assistência ou bolsa de estudos.

  • Conserve os fundos de empréstimo. Se você pedir empréstimos para financiar os estudos, faça tudo que puder para usar o menos possível destes. Não comece a almoçar em churrascarias caras, por exemplo, ao invés da cafeteria do campus. Quanto menos você tiver que pagar de volta, o melhor.
  • Procure bolsas de estudo, estágios para pesquisas ou para dar aula, oportunidades de trabalhar com os estudos ou quaisquer outros fundos que não sejam empréstimos – e faça isso logo. A competição para este tipo de fonte de fundos que não são empréstimos pode ser incrivelmente exagerada. Supere todos os prazos de entrega e seja agressivo (mas educado).
  • Se prepare para um choque cultural. Particularmente, se já fizer alguns anos que você se formou , você pode se sentir um visitante na corte do Rei Arthur ou, mais precisamente, alguém da corte do Rei Arthur visitando Nova York nos dias modernos. Não deixe as diferenças de gerações te impedir de socializar com os colegas de sala. A maioria dos programas de pós graduação geralmente duram um ano no mínimo e vocês precisarão do apoio, um do outro, na hora de estudar para exames e testes quando a hora chegar.
  • Finalmente, não se sinta intimidado ou sem valor só porque você é um pouco mais velho do que seus colegas de sala. Reconheça o valor grande de sua experiência. Perceba que você está sendo um exemplo para os mais novos, quer eles percebam ou não. Sua habilidade de se manter flexível e adaptar-se a novas circunstâncias pode ajudá-los a desenvolver percepções de mundo mais maduras.

 Fonte: Alfonso Almeida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s