Aprendendo um pouco mais sobre Linux

Conforme diz a Fundação Linux, a falta de profissionais com conhecimentos sobre o sistema operacional é um dos principais problemas reportados pelas empresas.

Como cada vez mais as empresas se voltam para o Linux para resolver situações críticas, saber que a sua equipe de TI tem os conhecimentos necessários é mais importante do que nunca.

Aprendendo um pouco mais sobre Linux...

Aprendendo um pouco mais sobre Linux…

Esse é um desafio significativo, já que a demanda por funcionários que dominam o sistema Linux é muito maior que a oferta, o que os tornam a “matéria-prima” do momento, sendo disputados por empresas de médio e grande porte.

Relacionados:

Os usuários de Linux e Mac continuarão surdos ao menos por enquanto

Mais de 6 excelentes razões para utilizar Linux

Extra tecnologia: Microsoft aparece na 17ª posição no ranking das empresas que mais contribuem com o Linux

6º Feira da TI Tecnologias da Informação: Dos 500 Super Computadores do Mundo 470 rodam Linux. E dentre os 10 primeiros o 1º, 2º, 4º e o 5º estão na Asia

Quarta da Certificação: Quais são as Certificações Linux existentes no mercado hoje?

Então, como os profissionais de TI podem conseguir esse conhecimento desejado, seja para um novo emprego ou para o atual?

Existem inúmeras oportunidades na internet.

1. PaulPaulito.com
Site holandês lançado no início deste ano, o PaulPaulito.com, oferece uma série de vídeos de formação em Inglês, espanhol e alemão.

A empresa é uma parceira de treinamento aprovada pelo Linux Professional Institute (LPI), e dá cursos preparatórios para os exames de certificação LPI.

O primeiro, por exemplo, foca no exame LPI-101, com uma série de 45 vídeos de 10min; além de exames práticos. Os planos de assinatura são vendidos inicialmente a 49 euros, cerca de 67 dólares, por mês, e podem ser cancelados a qualquer momento.

2. Parceiros do LPI
A própria organização de certificação tem parcerias com várias unidades de treinamento em todo o mundo. Uma consulta regional no site LPI permite pesquisar os parceiros de treinamento perto de você.

3. Red Hat
Fornecedora da Linux, a Red Hat é outra fonte de programas de formação e certificação, que incluem várias ofertas online voltadas para o Red Hat Enterprise Linux. Entre os cursos virtuais estão a administração do sistema Red Hat e solução de problemas, com preços a partir de 1,4 mil dólares.

4. BeginLinux.com
Uma variedade de cursos online autodidatas estão disponíveis em BeginLinux.com, com foco em temas que incluem o Ubuntu Server, Apache Security, e CentOS Server. O preço é 95,95 dólares.

5. Fundação Linux
Da mesma forma, a Linux Foundation também oferece cursos de formação online, além das aulas tradicionais. Embedded Linux, o kernel do Linux, Open Source e Compliance são todos parte da longa lista de ofertas. Os cursos são ministrados usando transmissão de áudio em tempo real e ferramenta Java de colaboração virtual. Na busca do site da Linux Foundation você pode encontrar um de seu interesse. Os preços das aulas virtuais é de 2,7 mil dólares.

6. Canonical
Aqueles que querem aprender mais sobre o Ubuntu também podem encontrar ofertas online no site do OS, que oferece inúmeros cursos na seção de treinamento.

7. IBM
A IBM é outra fornecedora que oferece seus próprios cursos de treinamento em Linux via internet, incluindo várias ofertas que acompanham o ritmo de aprendizagem do internauta. Os preços dos cursos começam em 675 dólares.

8. LinuxCertified
Entre as diversas oportunidades de aprendizagem online, na LinuxCertified também existem muitas opções de ensino à distância, incluindo fundamentos de Linux, por 99 dólares.

9. Free Technology Academy
A organização Free Tecnology Academy oferece muitos cursos online sobre Linux e outras tecnologias de código aberto. O preço por módulo é de 380 euros, ou cerca de 517 dólares.

10. Novell OpenCourseWare
Bem como a Red Hat, Canonical e a IBM, a Novell oferece uma variedade de cursos de formação sobre como utilizar os produtos Linux. O treinamento é gratuito e não há necessidade de registro.

11. Virtual Training Company
A empresa oferece uma ampla série de tutoriais online sobre o Linux, e alguns conteúdos são gratuitos. Os tutoriais requerem Flash ou QuickTime para reprodução. A assinatura mensal de 30 dólares para usuários individuais dá acesso a mais de 900 cursos, incluindo o conteúdo completo para quem tem foco no Linux.

12. E-Learning Center
Parecido com o PaulPaulito.com, o E-Learning Center oferece cursos focados na preparação para a certificação LPI, assim como para a certificação em Red Hat. De qualquer forma, o acesso custa 69 dólares ao ano.

3 comentários sobre “Aprendendo um pouco mais sobre Linux

  1. Pingback: Cursos DELL Online de virtualização totalmente gratuito | W O D Consultoria
  2. Pingback: Livros: Num mundo de Tweets, Webinários, a TI ainda obtêm valores de forma tradicional | W O D Consultoria
  3. Pingback: Vantagens dos cursos online sobre os presenciais | W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s