5 tecnologias que estão deixando as pessoas ainda mais burras

Que a tecnologia facilita a vida das pessoas, não há dúvidas disso, porém será que tantas facilidades são tão boas assim para nós?

5 tecnologias que estão deixando as pessoas ainda mais burras

5 tecnologias que estão deixando as pessoas ainda mais burras

Existem muitos estudos que dizem e não precisava de um estudo para isso, mas tudo bem, esses estudos dizem que os equipamentos e sistemas criados então para eliminar a necessidade de trabalho por parte de quem os utiliza, podem fazer com que o cérebro humano deixe de raciocinar com tanta eficiência como fazia em outros tempos.

Relacionados:

Mais de uma da morte de Dennis Ritchie apenas o criador da linguagem C e do sistema Unix

10 notícias que te darão um norte para investimentos no mercado de ações

Campanha Nacional contra a corrupção: Ato 1º Entendendo o voto distrital

Na Internet. Em um minuto. O que pode acontecer?

Depois dos super celulares inteligentes, temos a impressoras com e-mail

A escolha foi feita com base em um artigo publicado pelo Discovery News.

1. GPS

Se você precisa chegar em algum lugar, qual é a solução mais viável? Alguns podem pegar mapas, outros calculam as rotas automaticamente pelo Google Maps e um terceiro tipo de pessoa prefere utilizar os aparelhos de navegação por GPS. Qual dos perfis descritos tem menos trabalho para chegar até onde desejam? Acertou quem escolheu os donos de GPS.

Sem precisar de cálculos prévios, tudo o que o motorista precisa fazer é dirigir seu carro e seguir as instruções do pequeno aparelho. Toda a “Memória de Navegação Espacial” fica adormecida nesse caso, fazendo com que um setor cerebral que trabalharia no momento seja completamente inutilizado por algum tempo.

Tudo isso é relacionado ao hipocampo, que ao ser atrofiado também pode influenciar na aparição do Mal de Alzheimer. Um estudo realizado no início dos anos 2000 ainda mostra mais um fator relacionado a isso. Analisando o cérebro de várias pessoas da Inglaterra, chegou-se à conclusão de que os taxistas londrinos tinham o hipocampo maior que o de outras pessoas.

2. Calculadora

Calcule: (4x + 12).(4 + 3x). É uma conta relativamente simples que exige poucos passos para ser resolvida, mas há muitas pessoas que preferem utilizar uma calculadora para chegar aos resultados. Em operações matemáticas mais complexas é aceitável a utilização de artifícios que tornem o processo mais simples, mas o problema é que isso tem se tornado um hábito ruim.

É comum vermos pessoas utilizando as calculadoras para somas muito simples, somente pelo fato de que é mais cômodo. Quando se torna necessário fazer alguma conta de cabeça — ou mesmo com papel e caneta —, a dúvida chega bem antes da solução.

3. Smartphones

Tudo o que precisamos para nossas vidas está nos smartphones. Compromissos podem ser marcados e anotações criadas sem que precisemos escrevê-las — basta copiar e colar os dados desejados. Distrações, então, existem às dúzias. Tudo isso fica ao alcance dos dedos e não demanda qualquer esforço para ser acessado.

E toda a demanda que levamos aos eletrônicos é deixada de lado em nosso próprio cérebro. Por isso, estudos apontam que a utilização dos smartphones faz com que memória e velocidade de processamento das informações acabem sendo prejudicadas. Por isso, se você já está demorando muito para se lembrar de um ou outro item, é bom ficar atento.

4. Corretor automático

Você acha que utiliza muito do seu cérebro quando está escrevendo? E prefere escrever à mão ou digitar? Segundo um estudo publicado pela BBC, se a sua opção for a segunda, é melhor desligar o corretor automático de seu computador ou portátil. Há claras evidências de que os corretores fazem com que as pessoas escrevam com menos preocupação quanto à grafia, pois, se houver algum erro, ele será corrigido.

Depois de serem analisadas 2 mil pessoas no estudo, chegou-se à conclusão de que a correção automática pode causar prejuízos visíveis à capacidade de soletração e grafia. Como o Discovery News lembra, o lado bom é que 96% dos entrevistados afirmaram reconhecer a importância de grafias corretas.

5. Multitarefas

O Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres publicou, em 2010, um estudo revelando que a constância em multitarefas pode ser mais prejudicial ao QI humano do que o consumo de algumas drogas, como a Cannabis sativa. O mesmo estudo ainda foi utilizado para revelar que as pessoas com muitas tarefas simultâneas podem acabar com desempenho inferior ao de pessoas com privação do sono.

Fonte: Os Guellos
Anúncios

4 comentários sobre “5 tecnologias que estão deixando as pessoas ainda mais burras

  1. É um bom artigo e concordo que essa praticidade deixa o cérebro mais relaxado para gravar coisas que antes normalmente gravaríamos, por uma questão de necessidade.
    O problema é que hoje se faz muito mais atividades simultaneas do que se fazia antes, com empresas cada vez mais enxutas e tendo cada vez mais pessoas “multitask” exercendo funções que antes eram feitas por 2 ou 3 pessoas.
    O resultado disso é que, sem o auxílio de certos gadgets, fica difícil manter tudo apenas na base da memória, que vai diminuindo à medida que o stress e acúmulo de trabalho vai aumentando.
    No final das contas, essas novas tecnologias vieram para complementar o que a mente humana já não consegue mais fazer sozinha.
    Para os que tem o privilégio de se utilizarem delas como opção, ótimo, mas às vezes não há muita alternativa.
    Acredito que a utilização equilibrada dessas novas tecnologias podem tornar os profissionais mais bem preparados para enfrentar essa chuva de atividades concomitantes, que a mente humana hoje já não consegue mais dar conta por si só.

    Curtir

  2. Pingback: Lista completa dos endereços de DNS Primário e Secundário do Brasil | W O D Consultoria
  3. Pingback: Intel Software Day confirmado | W O D Consultoria
  4. Pingback: Sites mais inusitados para vendas online ou E-Commerce | W O D Consultoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s