E você, está preparado para um aumento de salário?

O setor de tecnologia da informação emprega milhares de profissionais que estão diariamente em contato com as mais diversas informações e tecnologia existente no mundo. A internet possibilitou encurtar a distância entre as empresas e os criadores de ideias tecnológicas com o consumidor final: o usuário de tecnologia.

E você, está preparado para um aumento de salário?

E você, está preparado para um aumento de salário?

A cada novo produto lançado no mercado, existe um batalhão de profissionais de marketing, vendas, suporte, desenvolvedores, enfim, um verdadeiro arsenal de profissionais capacitados para manter o negócio de uma empresa e levar um determinado produto/marca ao sucesso.

Relacionados:

Como aumentar seu salário: Vai ganhar mais quem negociar melhor ?

São mais de 8 mil vagas em concurso da Dataprev salários de até R$ 5.291,10

Clouds podem reduzir em 98% o custo da empresa. Aumento de salário na área de TI? Confira na sexta da tecnologia

Como conseguir aumento de salário com Certificações Cisco

Você sabe o que é Trabalho Decente? O seu salário é um salário decente?

Esse reconhecimento do mercado para o sucesso de algo, tem muito a ver com a qualidade que foi concebido um serviço/produto. A dedicação das pessoas para concretizar a ideia primitiva no tempo de projeto, a perseverança em caminhar para o sucesso do produto ou serviço e não deixando que os obstáculos normais de linha de planejamento/produção possam abalar a credibilidade do resultado final.

O mercado de Tecnologia da Informação é uma área voraz, que a cada dia novas vagas vão surgindo na proporção que outros profissionais vão deixando as empresas. É uma ordem natural do mercado. O profissional de TI que “veste” a camisa da empresa, possui melhores condições de realizar o seu sucesso profissional na carreira, basta ser empenhado, procurar sair da sua linha de conforto e está aberto a novos desafios.

Em um mundo globalizado, é primordial ao profissional de TI ter conhecimento de outras línguas (pelo menos nível avançado), exceção de cargo de gerência e em empresas multinacionais, cujo o inglês fluente é quase que uma obrigação para ocupar a vaga.

Contudo, o profissional de TI que já possui alguns anos labutando na área de tecnologia, é normal pensar que em determinado momento precisa ter um aumento de salário. Não é justo ficar trabalhando na mesma empresa durante anos com o mesmo salário (não estamos considerando os aumentos referente ao dissídio coletivo anual) e não ser valorizado monetariamente.

Nesse caso, é preciso fazer algumas considerações para evitar que o funcionário fique desiludido com o mercado ou achar que a empresa o está menosprezando, o que na verdade, pode ser culpa exclusivamente dele mesmo. Afinal, quem não gostaria de trabalhar na mesma função, com as mesmas responsabilidades e ganhando um salário maior?

Um ponto crucial antes de ir bater na porta da sala do chefe e pedir aumento de salário, é preciso se perguntar: “O que estou trazendo de benefício para a empresa nesse momento? Estou realizando meramente a minha obrigação do dia a dia ou eu estou inovando nas atividades laborais que ultrapassam a minha obrigação profissional?”

Tem gente que acha que fazer as atividades previamente acordadas no contrato de trabalho desde a sua entrada na empresa até os dias atuais, já o qualifica para um aumento de salário pelo fato “tempo” de casa. Grande engano, as empresas se esforçam para reter os bons profissionais que possuem anos de trabalho na corporação, desde que sejam produtivos ainda.

Os bons profissionais, com visão privilegiada para o mercado de trabalho, vão se sobressair na equipe de profissionais de TI toda vez que der um retorno financeiro direto ou indireto para a empresa. Por exemplo, o funcionário que otimizou o código fonte do sistema ou do site que conseguir reduzir pela metade o tempo da operação de uma determinada rotina na empresa, gerando uma economia do custo para o cliente da empresa ou para a própria companhia.

Aqueles que são proativos e buscam novas formas de trabalho ou formas de rotinas otimizadas, serão os primeiros a receberem uma proposta de aumento de salário. Esses profissionais, quando realizam tarefas primordiais para a saúde econômica das empresas, podem bater na porta do chefe e dizer: “Estou preparado para novas responsabilidades e consequentemente, receber pelos novos desafios”.

Uma dica importante: saia de sua zona de conforto. Não espere o seu salário no final do mês achando que trabalhou o necessário e que deve receber pelo trabalho realizado conforme o combinado de suas tarefas. Seja audacioso, criativo, busque novos desafios…

O melhor profissional é aquele que promete resolver um desafio na empresa sem ao menor ter a ideia de como começar. O administrador da empresa quer é isso, pessoas com garra que só o compromisso de tentar, já lhe garante uma oportunidade de aumento de salário no futuro, principalmente se conseguir realizar o desafio.

Agora, se após tudo isso e bater na porta do chefe e não conseguir o tal aumento, você então tem um problema. Volte para o mercado de trabalho em busca de empresas que valorizam os proativos ou monte a sua própria empresa.

E você, está preparado para um aumento de salário?

Fonte: Roney Medice

Anúncios

4 comentários sobre “E você, está preparado para um aumento de salário?

  1. Pingback: Satisfação no Trabalho é primordial. Você esta satisfeito com o seu? | W O D Consultoria
  2. Pingback: Desmotivação no trabalho. Dicas para lidar com ela. | W O D Consultoria
  3. Pingback: Excelentes profissionais que estão empregados são os mais assediados por empresas. Como lidar com isso! | W O D Consultoria
  4. Pingback: Como você é visto por seus colegas e amigos? | W O D Consultoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s