Desmotivação no trabalho. Dicas para lidar com ela.

A chegada em uma nova empresa normalmente é motivo de celebração. Neste período também é comum que os profissionais se sintam motivados. Mas, passado algum tempo, as tarefas podem se tornar tediosas, o trabalho cai na rotina e entra em cena o fantasma da desmotivação.

Desmotivação no trabalho. Dicas para lidar com ela.

Desmotivação no trabalho. Dicas para lidar com ela.

De acordo com o headhunter do site Recrutando.com, Luiz Pagnez, em geral, a desmotivação surge quando as necessidades ou objetivos do profissional não estão sendo satisfeitos.

Relacionadas:

Analista de Tecnologia da Informação a carreira que mais gera postos de trabalho ?

Satisfação no Trabalho é primordial. Você esta satisfeito com o seu?

Consultoria em Redes Sociais

Entrevista Criativa como você se sai nessa?

E você, está preparado para um aumento de salário?

Super dicas de como escapar dos falastrões do Coaching

Setor da TI oferece mais de 200 mil vagas em todo o país conforme pesquisa

“Para alguns, as necessidades são básicas como pagar a comida e o aluguel. Assim, estarão mais preocupados com a remuneração e com o emprego, mantendo o desempenho e a motivação necessária para isso. Os que já atingiram o patamar das necessidades básicas vão querer um trabalho que traga satisfação pessoal. Algo que realmente gostam de fazer”, explica.

Sintomas

Segundo Alexandre Rangel, sócio-fundador da Alliance Coaching, o primeiro sintoma de desmotivação é a falta de comprometimento com prazos, horários, participação em reuniões, silêncio e ausência de ideias.

“O profissional desmotivado se torna apático, sem entusiasmo. Passa a adotar um comportamento de intrigas, pois as energias não estão voltadas para a realização das tarefas que precisam ser executadas. Nessa situação, a energia é dirigida para o lado negativo de tudo que vê”, explica.

Rangel alerta que os profissionais desmotivados devem ficar atentos, pois passam a entregar o trabalho sem qualidade, começam a receber avaliações negativas e podem comprometer seriamente sua carreira.

Chefe

Há casos em que as atitudes do chefe também podem gerar desmotivação. “Algumas pessoas não estão preparadas para liderar: dão ordens excessivas, elevam o tom de voz, não assumem os erros cometidos pela equipe e tem medo de tomar decisões. Isso reflete no trabalho dos subordinados que perdem a motivação pelo trabalho”, diz Rangel.

Segundo a coach Daniela do Lago, o bom líder é aquele que sabe gerar o estímulo correto para que os subordinados tenham motivação. “Mas o seu chefe não pode fazer com que você se sinta motivado. Essa responsabilidade é do profissional”, diz.

MANTENHA-SE MOTIVADO

– Esteja sempre disposto a encarar desafios;
– Se envolva nos objetivos da empresa;
– Estabeleça uma boa comunicação com a equipe;
– Seja proativo nas ações para eliminação dos problemas.
– Foque sempre na solução e não no problema.

Hora de sair

Se a situação permanecer insustentável mesmo depois de tentar recuperar a motivação, talvez seja mesmo o momento de pensar em mudar de emprego. Tente fazê-lo pela porta da frente antes que seu desempenho despenque a um nível abissal.

“É melhor sair como um excelente profissional, sem deixar cair a performance nem ter a imagem desgastada”, aconselha Marcelo Braga, sócio da Search, consultoria de recrutamento. “Vivemos muito da imagem que construímos, e um momento de baixa pode implicar um descarrilamento irreversível na carreira.”

Fonte: UOL

3 comentários sobre “Desmotivação no trabalho. Dicas para lidar com ela.

  1. Pingback: Excelentes profissionais que estão empregados são os mais assediados por empresas. Como lidar com isso! | W O D Consultoria
  2. Pingback: Como você é visto por seus colegas e amigos? | W O D Consultoria
  3. Pingback: Assédio sexual no trabalho e na rua. Como agir? | W O D Consultoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s