10 fatores chave para identificar mobbing o bullying no trabalho

Assédio moral ou terror psicológico no trabalho também é conhecido pelo termo de mobbing, ele faz alusão ao comportamento de certos animais que, circundando ameaçadoramente outro membro do grupo, provocam sua fuga por medo de um ataque.

10 fatores chave para identificar mobbing no trabalho

10 fatores chave para identificar mobbing no trabalho

É uma das principais causas de absenteísmo, baixa produtividade e mau clima nas empresas.

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O mobbing trata-se de ações hostis de um individuo ou grupo que exerce violência psicológica com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho. Essas ações incluem ameaças, humilhações, atos vexatórios e maus-tratos, repetidamente e por tempo prolongado, semanas, meses e até anos.

O mobbing pode ser exercido por um ou vários colegas de mesmo nível hierárquico, pelo grupo de empregados ou funcionários contra um chefe, gerente ou superior hierárquico ou por parte do chefe ou superior.

As vítimas geralmente são funcionarios novos, pessoas inteligentes e atrativas porém introvertidas e de baixa auto-estima. Provocam concorrência e rivalidade aos outros e tornam-se no alvo de ataque.

Veja 10 fatores chave para identificar situações de mobbing no seu trabalho:

  1. Um funcionário isolado dos outros, que almoça sozinho todos os dias e não participa das reuniões da equipe de propósito
  2. Os colegas o ignoram e excluem
  3. É acusado de descumprimento e falta de profissionalismo sem justificativa
  4. Recebe críticas e repreensões por qualquer ação ou decisão
  5. Seu trabalho é controlado, supervisionado e monitorado de jeito excessivo e mal-intencionado, para encontrar até o menor erro
  6. É designado para tarefas absurdas. É desqualificado como profissional e como pessoa
  7. Sofre humilhações e desprezos na frente dos colegas
  8. Sofre provocações com o objetivo de irrita-lo
  9. Mudam suas responsabilidades sem previa notificação
  10. Recebe brincadeiras e piadas inadequadas e crueis

Fontes: TeInteresa.es; SoyEntrepeneur

Fonte – Imagem:  Guia Local

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