A solução para falta de bons Profissionais de liderança – Sênior

Fernando Mantovani atuante no segmento de recrutamento e seleção de executivos desde 2005 e é managing director da Robert Half, no Brasil, escreveu em sua coluna no site da Revista Exame sobre a falta de bons Profissionais de liderança, pois hoje temos muitos chefes e poucos lideres.

Liderança dos Seniors

Liderança dos Seniors

Relacionados:

SEU CHEFE É UM LÍDER?

POR QUE VOCÊ AINDA NÃO É CHEFE? SETE SOLUÇÕES PARA ALCANÇAR.

COMO EVITAR E COMBATER O ESTRESS DO DIA A DIA NA EMPRESA

Conheça com pouco da solução de Fernando sobre a falta de bons lideres nas empresas brasileiras.

Eles são “a voz da experiência”. Passaram por um punhado de crises e retomadas econômicas. Aprenderam a se adaptar a diferentes cenários e a criar soluções em seus ambientes de negócios. Treinaram, desenvolveram pessoas, conviveram com muitos líderes e possivelmente foram mentores de outras gerações. Os profissionais com mais de 60 anos, que algumas empresas não consideram contratar porque acreditam que perderam sua força criativa e produtiva, podem ser um grande trunfo para combater o problema da falta de talentos no Brasil.

Muitos desses profissionais sequer consideram parar de trabalhar, mas algumas vezes são levados a aposentadorias “forçadas”. O mito de que uma pessoa com mais de 60 anos não teria energia para trabalhar e contribuir para o mundo dos negócios não passa de um pensamento errôneo. Cada vez mais eles trazem boas experiências às empresas, seja pela expertise que desenvolveram em anos de altos e baixos tão comuns no Brasil, seja pelo conhecimento que acumularam e que podem transferir para os jovens que estão sendo treinados.

A área de engenharia é um grande exemplo desse movimento. Durante algumas décadas o setor passou por uma crise – engenheiros tinham poucas oportunidades de carreira e migraram para outras indústrias. A formação em engenharia tornou-se menos popular. Há alguns anos, porém, com a retomada dessa área, a escassez de gente qualificada tornou-se evidente. Há um enorme fosso entre os jovens engenheiros que se formam agora e os profissionais seniores, acima dos 50 anos. Por que não colocar essas duas gerações para trabalhar juntas e trocar conhecimentos e experiências? Ambas tendem a ganhar em termos técnicos e comportamentais.

Termino essa série de soluções para o gargalo de liderança do Brasil alertando as empresas para abrir os olhos e tentar ver oportunidades que saiam do óbvio. Assim como citei as mulheres, os profissionais com menos qualificações técnicas e os mais velhos, há outros potenciais que podem ser descobertos. O país é um celeiro de talentos. O que falta é explorá-lo.

2 comentários sobre “A solução para falta de bons Profissionais de liderança – Sênior

  1. Pingback: 13 atitudes de um bom lider | W O D Consultoria
  2. Pingback: 13 ATITUDES DE UM BOM LIDER | Nilton Carlos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s