Seu currículo sabe o que Uber, Netflix ou Nubank ?

Manter seu currículo atualizado é o primeiro passo para buscar uma boa recolocação no mercado de trabalho. O Site Catcho apresentou essa semana uma postagem muito interessante e que das excelentes dicas sobre o que devemos nos preocupar na hora de atualizar nossos currículos.

Os tradicionais currículos já não são tão atrativos quanto antigamente. É hora de dar uma repaginada na venda de suas habilidades profissionais.

As coisas que você consome há algum tempo tem mudado, não é? A forma de pegar um táxi já não é mais a mesma, hoje você pode chamá-lo por um aplicativo e desembolsar uma “bagatela” pela corrida. E o cartão de crédito?

Sim, é possível não pagar anuidade e fazer compras no exterior com a cotação do dia da viagem e não do fechamento da fatura. As idas às locadoras de vídeo também mudaram, agora os últimos lançamentos da festa do Oscar pode ser visto em apenas um clique e poucos reais investidos por mês. Empresas como Uber, Nubank e Netflix transformaram a nossa forma de consumo, e para um novo consumidor é necessário um novo profissional.

Alguns chamam esta nova era da 4ª Revolução Industrial. Os smartphones e as redes sociais ditam o nosso dia a dia e o mercado. Para nos encaixarmos no perfil dessas novas empresas é necessário ser diferente, ousar antes mesmo da contratação, mostrar um diferencial logo de cara, quem sabe começando pelo currículo.

Esse assunto te interessa? Para receber mais conteúdo relacionado a carreira, basta cadastrar seu e-mail abaixo.

O antigo currículo já foi a melhor forma de mostrar suas habilidades. No entanto, hoje em dia, para alguns profissionais é necessário mais que uma simples lauda cheia de informações. Mostrar as aptidões de forma criativa é o que inúmeras empresas têm esperado receber.

A primeira impressão é a que vale, então invista tempo e prepare uma boa apresentação.

– Em alguns casos é interessante preparar um vídeo currículo. Além da tradicional folha o candidato encaminha também um pequeno vídeo contando um pouco mais da sua trajetória profissional e anexando alguns trabalhos. Mas cuidado para não transformar a ideia em algo cansativo.

– Manter o as redes sociais atualizadas e seguir profissionais de sua área de atuação também é uma forma de chamar a atenção do mercado. A rede social é bastante usada por empresas em potencial que buscam profissionais inovadores e conectados.

– Em alguns casos como, por exemplo, profissionais de publicidade, a ousadia e criatividade podem chegar ainda mais longe. Há alguns anos, um recém-formado inseriu seus dados e contatos em um boneco que era sua caricatura.

A distribuição deste inovador currículo chamou a atenção de diversas empresas e rendeu ao candidato muitas oportunidades.

Mesmo com a criatividade é necessário lembrar que um bom currículo, independente da forma como ele será criado, ainda precisa conter as informações básicas, como dados pessoais, objetivo, qualificações, formação acadêmica, experiências profissionais, atividades realizadas, idiomas, formação e atividades complementares. Mas nada de um livro, hein?! Não se esqueça de que vivemos na era da informação instantânea e que tempo bem administrado pode lhe render uma entrevista.

Os momentos de crise são também tempos de inovação. Então quanto mais inovador for seu currículo, mais chances você tem de se destacar no mercado e lançar um novo profissional. As empresas mencionadas acima não inventaram a roda, elas apenas a reinventaram de uma forma mais atrativa e funcional. Os hábitos continuam os mesmos, entretanto, mais práticos e remodelados para o nosso dia a dia.

Fonte: Catcho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s