Cuidado: Uma mensagem de caractere único pode bloquear qualquer Apple iPhone, iPad ou Mac

Apenas um único personagem pode travar seu iPhone e bloquear o acesso ao aplicativo de Mensagens no iOS, bem como aplicativos populares como WhatsApp, Facebook Messenger, Outlook para iOS e Gmail.

crash mac iphone aiconsultoria

Primeiro identificado pelo italiano Blog Mobile World, um bug grave potencialmente novo afeta não só os iPhones, mas também uma ampla gama de dispositivos Apple, incluindo iPads, Macs e até mesmo dispositivos Watch OS que executam as versões mais recentes de seu software operacional.

Como o bug anterior da “bomba de texto”, a nova falha pode ser facilmente explorada por qualquer pessoa, exigindo que os usuários enviem apenas um único personagem do Telugu – uma língua indiana nativa falada por cerca de 70 milhões de pessoas no país.

Uma vez que o destinatário recebe uma mensagem simples que contém o símbolo ou digite esse símbolo no editor de texto, o personagem instiga imediatamente falhas em iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e Apple TVs executando o iOS Springboard da Apple.

As aplicações que recebem a bomba de texto tentam carregar o personagem, mas falham e se recusam a funcionar corretamente até que o personagem seja removido – o que geralmente pode ser feito excluindo toda a conversa.
iphone-crash-telugu-character

A maneira mais fácil de excluir a mensagem ofensiva é pedir a outra pessoa para enviar uma mensagem ao aplicativo que está falhando devido à bomba de texto. Isso permitiria que você pulasse diretamente na notificação e exclua todo o segmento que contém o personagem.

O personagem pode desativar aplicativos de terceiros, como iMessage, Slack, Facebook Messenger, WhatsApp, Gmail e Outlook para iOS, bem como Safari e Mensagens para as versões do macOS.

Os usuários de Telegram e Skype não são afetados pelo bug da bomba de texto.

A Apple foi informada do bug da bomba de texto há pelo menos três dias e a empresa planeja abordar o problema em uma atualização do iOS logo antes do lançamento do iOS 11.3 nesta primavera.

A versão beta pública do iOS 11.3 não é afetada.

Uma vez que tantos aplicativos são afetados pela nova bomba de texto, pessoas ruins podem usar o bug para direcionar os usuários da Apple por e-mail ou mensagens ou para criar um caos em massa, enviando spam ao personagem através de uma plataforma social aberta.

Fonte: The Hacker News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s