Especial de Aniversário II: Gostaria de poder instalar um MAC OS Leopard em seu PC e fazer dual-boot com Windows 7

Nosso site esta completando 3 anos no ar, e para comemorar selecionados 5 antigos que vão te deixar de cabelo em pé.

Confira o 2º deles:

Não é broma, não estamos ficando malucos, já é possível instalar o Sistema Operacional da Apple em um PC comum.

Porém, antes de o fazer, deves saber de uma coisa:

Este artigo contém informações e o relato de uma experiência que, em sua essência, é ilegal.

O sistema em questão foi modificado sem a permissão da Apple para que pudesse ser usado em PCs comuns.

Nosso objetivo é apenas repassar essa informação e contar a experiência ao público.

Relataremos aqui minha experiência com a instalação do Mac OS X no meu PC, e algumas dicas para você que quer saber como isso é possível.

Antes de mais nada, deves assumir a responsabilidade do não funcionamento, por isso o recomendado é instalar o mesmo em uma maquina virtual:

  • Comprar um PC pensando exclusivamente em instalar o Mac OS X. É melhor comprar um MacIntel, mas infelizmente aqui no Brasil existe uma diferença grande nos preços de PC e Mac.
  • Instalar o Mac OS X x86 como único OS do PC, pois pode dar algum problema, e você pode perder seus dados.
  • A instalação do Mac OS X x86 por usuários leigos, pois nem tudo vai funcionar como deveria — a versão do sistema é crackeada, e não há suporte oficial aos drivers de todos os componentes do seu computador.

Recomendo o artigo:

  • Aos que querem experimentar o Mac OS X.
  • À quem já tem hardware compatível, e gostaria de mais uma opção de OS.
  • Aos que gostam de desafios.

No ano passado, a Apple divulgou que iria usar processadores Intel em seus novos Macs, e acidementalmente uma versão do Mac OS X para processadores baseados na arquitetura x86(saiba também sobre a arquitetura CISC) vazou na web.

Alguns hackers como os conhecidosMaxxusMyzar e JaS ficaram famosos por crackearem as travas criadas pela Apple para que o Mac OS X (ou OSx86 como ficou conhecido) não rodasse em processadores que não fossem Macs de verdade.

Depois disso a coisa ficou relativamente “fácil”, basta arrumar uma cópia do Mac OS X para Intel (disponível em diversos diretórios de torrents por aí como The Pirate Bay), queimar um DVD com a imagem da instalação crackeada e instalar.

Este último processo é tranqüilo, mas para fazer todo seu hardware funcionar perfeitamente é preciso ter sorte e paciência. Sorte de ter comprado um PC com todas as especificações necessárias e paciência para achar e instalar os drivers certos.

Os requerimentos mínimos: processador com instrução SSE2 e nível razoável de conhecimento de hardware — se você não sabe o que tem dentro dessa caixa que chamam de CPU, então é melhor pesquisar primeiro um pouco mais sobre hardware. Para ver as instruções do seu processador, baixe o CPUz, para Windows.

Requerimentos recomendáveis: processador com instrução SSE3 (necessário para alguns programas como o iTunes), placas com chips controladores mais populares — como chipset da Nvidia, VIA, ou Intel, som AC’, rede Realtek ou Intel, GPU da ATI ou Nvidia etc. e nível médio de conhecimento de hardware.

Mesmo com tudo isso, é possível que nem tudo funcione como você esperava.

Antes de instalar o Mac verifique se você possui uma partição com pelo menos 10 gb (ele vai pedir 6,5 gb) ou um HD secundário ele, não se preocupe se o seu Windows estiver em outra partição, ele não altera nada fora da partição que você selecionar para a instalação. Limpe a partição (recrie-a sem formatar) e a defina como partição ativa, em seguida dê o boot com o DVD do Kalyway.

A primeira tela após o boot será essa:

Selecione “Usar português do Brasil como idioma principal”

Aguarde um pouco.

Clique em continuar.

Aqui, ao invés do contrato de licença da Apple aparece algumas instruções do Kaly, ocriador do pacote.

Antes de continuar, utilize o menu acima, vá em utilitários e clique em Utilitário de disco.

Essa é a tela que aparecerá, o painel da direita irá listar os Hds encontrados no seu computador, no nível abaixo deles as partições criadas anteriormente.


Clique na partição que você escolheu para instalar o Mac OS e selecione apagar.
Lembrando que “Apagar” é o mesmo que “Formatar”, utilize o sistema de arquivos Mac Os Expandido (Reg. Cronológico) e formate a partição escolhida.

Feche o utilitário de disco, retornando a tela anterior clique em “Concordo” para avançar.


Selecione a partição de destino, observe que as partições com NTFS estão marcadas com um sinal vermelho, indicando não estão disponíveis para a instalação.

Clique em continuar.


Agora muita calma, é nessa parte que muita gente se afoba e acaba instalando errado, antes de continuar a instalação clique em “Personalizar”.


Selecione o que deseja instalar, lembre-se de que os drivers de vídeo foram desenvolvidos por terceiros, assim como os das controladoras, USB, entre outros.

No exemplo eu estou selecionando um driver de vídeo para Nvidia de 512Mb, se você não sabe qual a sua placa de vídeo selecione todos, e seguindo as instruções que estavam no “acordo” do Kaly ir retirando os drivers desnecessários.

Você não leu o que estava no acordo? Então volte e leia, acredite, é importante saber.

Nota:
NvInject = Nvidia
Natit = ATI


Se você usa processador AMD, não pode deixar de marcar o Patch para AMD, senão não irá funcionar.

Marque também o “Time Machine Fix”, esse aplicativo de backup é sensacional e muito útil, avalie o outros pacotes de acordo com o seu hardware e use o bom senso. “Intel Memory Controller” nem pensar viu?


Clique em “Concluído” quando terminar a seleção.
Voltando à tela anterior, (até que enfim) clique em Instalar.


A instalação é um pouco demorada, e vai depender muito do seu hardware.

Uma das etapas que eu pulei foi esta, ele lê todo o DVD antes de instalar, como eu tinha acabado de gravar o DVD e tinha certeza de que ele estava ok eu cliquei em “Omitir”

A essa altura já havia se passado uma hora, e olha que é um HD Sata II.

Sim, é isso mesmo, apesar de você ter selecionado “Português” no início o SO está em inglês, isso porque o pacote de língua portuguesa foi retirado do DVD de instalação para disponibilizar espaço, ou o Mac OS original vêm em DVD de 8 Gb ou vêm em 2 DVDs, sinceramente eu não sei.

Mas siga as instruções apresentadas na tela para a identifição do seu teclado, ele vai ser identificado como padrão Ansi 101-102 teclas.

Selecione o país de origem, eu selecionei Brasil e agora estou com dificuldades na hora de criar uma conta “americana” na iTunes Store (a iTunes Store Brasil não tem quase nada), se isso não for problema para vocês escolham Brasil.

No cadastro de registro da Apple coloquem qualquer coisa, afinal essa instalação serve apenas para você conhecer o tão falado Mac OS Leopard não é mesmo? ;D
NUNCA submetam esse registro à Apple, estejam desconectados da Internet antes de clicar em Continuar, assim ele só vai te avisar de enviar o registro mais tarde.

Selecione a Time Zone.

E aí está o seu Mac OS X Leopard 10.5.2

O Software bootcamp é o  que permite fazer o DUAL BOOT na sua maquina virtual com seu Windows 7, desde que você tenha hardware sobrando.

Relacionados:

A5X do iPAD 3 com ARM QUAD-CORE sendo 2 GPUs e 2 núcleos de processador vs. Tegra 3 da NVIDIA com ARM QUAD-CORE façam suas apostas

Como criar uma imagem completa do seu Sistema Operacional com Norton Ghost 2003

A batalha inicia: Windows vs. Linux tome sua posição nessa luta

Windows 2008 R2. Passo a passo da instalação e configuração ao Simulado Microsoft Windows Server

Colocando Windows no Pen Drive rápido fácil e sem mistério

Criar um Pen Drive com múltiplos Sistemas Operacionais de BOOT

Que tal ter um Sistema Operacional rodando no seu Pen Drive?

Tenha um Sistema Operacional Móvel em seu Pen Drive

Aprenda a transferir seus arquvios do HD para outro com dois cliques

O que fazer com seu pc velho?

Dicas: saiba o que fazer com o seu computador velho? Servidor!