Wi-Gig: Conexão Wireless a 7 Gbps já é possível graças a PANASONIC

Para os mais desavisados:

A grande novidade na área de conexões de alta velocidade é o uso da frequência de 60 GHz para transmissão de dados sem fio em até 7 gigabits por segundo (Gbps). A nova tecnologia, que tem o nome provisório de Wi-Gig, poderá permitir, a partir de 2012, que as pessoas conectem computadores entre si ou a outros dispositivos, como tablets, smartphones e televisores de telas planas e grandes dimensões.

São duas as vantagens da Wi-Gig. Em primeiro lugar, a velocidade ainda maior do que a das conexões USB 3.0, chegando a transferir 7 gigabits por segundo. Com ela, pode-se transferir o conteúdo de um filme em Blu-ray, como o Avatar, de 50 gigabytes (GB), em menos de um minuto. Em segundo lugar, permite conexões sem fio entre tomadas USB 3.0 e conexões HDMI (para alta definição).

Com essa tecnologia de 60 GHz, podemos transferir todo o conteúdo de filmes ou imagens de nosso computador para a TV, mesmo com imagens de alta definição, em poucos minutos, sem usar cabos.

A Aliança Wi-Gig está desenvolvendo essa tecnologia, e o grupo acaba de anunciar as novas especificações que nos permitirão substituir as atuais gambiarras de fios que enroscam em nossos equipamentos.

Diferentemente da tecnologia Wi-Fi, que usa o espectro de rádio nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, a banda de 60 GHz permite transferência de dados mais rápida, mas é limitada a curtas distâncias. A banda de 60 GHz, como as de Wi-Fi, não precisam de licença. Isso significa que os fabricantes dos dispositivos de comunicação nessas faixas não  precisam de autorização governamental para esses aparelhos.

Segundo Stephen Shankland, do portal CNET, a tecnologia combina o que muitas conexões cabeadas permitem, tanto dentro de um chassis de computador quanto através da profusão de portas que estão abertas nas laterais do laptop.

As regras básicas de transferência de dados para a tecnologia de 60 GHz, desenvolvidas em concordância com o padrão 802.11ad do IEEE, foram publicadas em maio de 2011. A WiGig Alliance já aperfeiçoou o padrão, com sua versão 1.1, mas, mais importante do que isso, anunciou três especificações de alto nível que utilizam aquela base ou fundação:

1. A extensão WiGig bus (WBE), que pode habilitar uma versão sem fio dos slots PCI Express (PCIe) usadas para conectar qualquer coisa, de cartões de vídeo a discos rígidos.

2. A extensão serial sem fio (na sigla WSE, de Wireless Serial Extension) provê um link de comunicação serial em alta velocidade e fornece uma versão da nova tecnologia de conexão USB 3.0.

3. A tela da extensão sem fio (WDE, de Wireless Display Extension) controla o modo como os monitores externos ou os televisores podem ser conectados sem as versões sem fio de HDMI e dos conectores do tipo DisplayPort.

E a USB 3.0?

Vale a pena relembrar que as novas conexões USB 3.0 deverão estar no mercado até o começo de 2012. A tecnologia USB 3.0 é o grande salto das conexões USB de hoje (2.0) para uma conexão muito mais rápida, permitindo a transferência de dados entre dispositivos, por exemplo, de um pendrive para um computador, a taxas da ordem de dez vezes a velocidade das atuais USB 2.0 – ou seja, a 4,8 gigabits por segundo (Gbps). E mais: em operação em modo full-duplex, ou seja, transferência bidirecional de dados.

Fonte: Ethevaldo Siqueira

Mas e a PANSONIC onde fica nessa história?

A Panasonic recentemente anunciou um cartão SD que suporta a tecnologia WiGig.

Quando combinado com um controlador sem fio, como um tablet, os usuários podem rapidamente e facilmente transmitir dados a partir do cartão SD para uma exibição em distâncias curtas.

O WiGig transmite dados em velocidade gigabit, mas é limitada a uma faixa de 1-3 metros por enquanto.

A Panasonic pretende lançar cartões comercializáveis WiGig SD para uso a partir do Verão de 2013.

Fonte: tecnlog

Relacionados:

Redes Wireless: Segurança

Quer Wi-Fi de 60 GHz? Só daqui a dois anos

Aprenda a configurar redes sem fio

WiGig: conexões sem fio a 7 Gbps

Veja dicas para melhorar a performance de sua rede sem fio

Configurando a Rede Wireless em Notebook Linux

Compartilhe sua Internet 3G ou Cabo utilizando APENAS seu Notebook

Você quer? Saber se estão usando sua Wireless? Quais os gargalos de sua Banda? Recuperar senhas da Wireless? Localizar dispositivos Bluetooth.

Polêmica: Notebook sobre o colo causaria impotência?

6 comentários sobre “Wi-Gig: Conexão Wireless a 7 Gbps já é possível graças a PANASONIC

  1. Pingback: Aprenda a configurando o Roteador Wireless TP-LINK TL-MR3420 para uso com 3G « W and D
  2. Pingback: Quarta da Certificação: Quais são as Certificações Linux existentes no mercado hoje? « W and D
  3. Pingback: Extra dicas de Tecnologia: Aprenda a compre sua tela para notebook com segurança « W and D
  4. Pingback: Como trocar memória RAM e HD de um Notebook. « W and D
  5. Pingback: Lista completa dos endereços de DNS Primário e Secundário do Brasil | W O D Consultoria

Deixe um comentário