8 excelentes dicas de como não perder seu emprego

Do site da Revista Exame, vem essas excelentes dicas sobre como se portar no dia a dia de uma empresa.

1. Atrasar-se

“As pessoas estão sobrecarregadas e, por trabalhar demais em determinada atividade, se sentem confortáveis em não ser pontual”, diz Ariadne Tomczak, headhunter da De Bernt Entschev Human Capital.

As justificativas para chegar atrasado podem ser inúmeras, mas sempre “isso será uma falta de respeito perante a outra pessoa”, diz a especialista.

2. Não desgrudar os olhos do celular durante reuniões

Os recursos digitais limaram as desvantagens das distâncias da realidade corporativa. Hoje, é possível estar em uma reunião enquanto envia instruções para um subordinado na sala ao lado ou em outro país.

Mas atenção: “Quando as pessoas estão reunidas, elas tem um objetivo. Se você estiver lá, esteja de verdade”, diz Ariadne. Se realmente precisar resolver outra questão, peça licença, sai da sala e atenda ao celular ou responda o e-mail.

Cuidado também com conversas paralelas, risadas e, pasmem, troca de bilhetes durante reuniões. “Esse tipo de postura dá a impressão de que você está em uma sala de aula, não no ambiente de trabalho”, diz a consultora de imagem corporativa Renata Mello.

3. Fazer brincadeiras preconceituosas

Todo mundo gosta de brincar com o time alheio ou de contar a última piada “super criativa” sobre loiras. Lembre-se: o  respeito deve ser palavra de ordem no ambiente de trabalho – independente do seu grau de intimidade com o colega de trabalho. Dica básica: lime todo tipo de brincadeira preconceituosa do seu repertório de bom humor corporativo.

4. Dar broncas – na frente de terceiros

“Quando você divergir com alguém, lembre-se que ele não é seu irmão ou sua esposa”, diz Renata. “É desagradável chamar a atenção na frente de outras pessoas. Ninguém é obrigado a ouvir os gritos e berros de insatisfação do outro”.

5. Interromper reuniões

Tem uma demanda que deve ser prontamente atendida? E a pessoa chave para resolvê-la está em reunião? Seja sutil. “Há pessoas que entram na sala sem bater. O ideal é pedir licença e entrar devagar”, aconselha Renata.

6. Pressionar

É fato que, em alguns momentos, todo seu trabalho depende da boa vontade de outra pessoa, para qual a tarefa nem é tão importante assim. Pode ser até que este descompasso de prioridades esteja empacando toda a sua agenda.

Mas, atenção: isso não é justificativa para ficar no pé da pessoa. Ou em outras palavras, atormentá-la até que tenha o que você quer.
“Nessa ansiedade de querer resolver o problema, lembre-se que a outra parte também está trabalhando e que ela tem as próprias prioridades”, diz a especialista. “É preciso respeitar os prazos”.

Enviou um e-mail pela manhã cobrando uma resposta? Espere até o meio da tarde para ligar pedindo uma resposta. De maneira delicada e discreta, claro. “Não fique ligando de hora em hora”, diz Renata.

7. Interromper a conversa de terceiros

Ou não deixar ninguém terminar uma sentença. É consenso: cortar conversas ou frases de terceiros é um ato claramente indelicado.
Mesmo assim, seja por um impulso ou força do hábito, muitos profissionais seguem monopolizando diálogos e impedindo que outras pessoas se expressem na mesma medida.

“Temos que aprender a escutar”, diz Renata. Se cortar por impulso, “peça desculpas e retorne a palavra para a pessoa”.

8. Manter olhares indiscretos (ou malandros)

Trabalho é trabalho. E profissional nenhum deveria agir como se estivesse em um bar, diz a especialista. Mas há quem se esqueça dessa realidade e faça de todo esbarrão um pretexto para flerte.

Aqui, explica a especialista, o problema não é se interessar por um colega de trabalho. “É o hábito de lançar olhares para homens ou mulheres de uma maneira ‘sacana’ para testar o próprio sex appeal”, explica. E, como consequência, desrespeitar o outro.

Mesmo quando isso não estiver em pauta, seja discreto com a maneira como você olha para as outras pessoas. “Se você está avaliando o visual do outro, seja sutil”, diz.

Relacionados:

Inicie o mês de Fevereiro trabalhando: Mais de 50 vagas para todo o Brasil

Faculdade de GRAÇA no Brasil e não é ENEM nem Universidade Federal

Empregos na área de TI Web para todo o Brasil, Fixo, Freelancer e Estagio

15.246 vagas de TI para todo o Brasil é o que o site Emprego TI anuncia

Mais de 50 vagas para trabalhar no Rio Grande do Sul

Procurando emprego? 12 dicas para que seu currículo esteja entre os primeiros

Quer trabalhar para o Twitter? Quer um emprego no Twitter e morar nos EUA?

Mais de 40 vagas na área de TI, para atuar na Grande Porto Alegre e Pelotas

Dicas: Como elaborar um currículo perfeito com exemplos de certo e errado

Quer iniciar o ano trabalhando? Está procurando emprego? Então escolha uma das 3.927 Vagas de TI de todo o Brasil

Procurando emprego? Quer receber por e-mail uma vaga que se encaixe no seu perfil profissional? De graça? OK. Pedido atendido.

Excelentes dicas de como conseguir um bom emprego através das Redes Sociais

Em 7 passos obtenha uma comparação a nível de PHD sobre salários e benefícios que você pode conseguir sendo um bibliotecário ou bancário ou barmen ou advogado…

Networking: Melhor maneira de se fazer e os principais erros a serem evitados

Indicação para uma vaga? Cuidado na hora de pedir e a quem pedir

Antes de pedir demissão. Peça um aumento. Saiba como pedir ao seu chefe

Procurando emprego? Na área de TI? Na grande Porto Alegre?